Home » Capa, Destaque, Estudo, Geral

Festa junina gospel – o que é

Dicas Gospel em seu email

Receba Dicas Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Festa junina gospel – o que é

Esta época do ano é comum em todo o Brasil a comemoração das Festas Juninas. As festas juninas são em sua essência multiculturais, mas, o formato celebrado no Brasil tem origem nas festas dos santos populares em Portugal, que representam os mesmo padroeiros celebrados tradicionalmente no Brasil, santo Antônio, S. João, S. Pedro, S. Paulo… Não obstante terem elementos oriundos do catolicismo, há outros simbolismos dessas festas por vezes desconhecidos até mesmo por quem a celebram.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Sob o aspecto histórico, as festas juninas têm origem no paganismo, na realidade, antes de ser “cristianizada” na Idade Média como festa de São João, ela era a celebração do solstício de verão. Um dos simbolismos desta festa que ainda sobrevivem até os dias atuais é a tradicional fogueira. Já os mastros têm origem desde as celebrações pagãs até o catolicismo português, onde representam os santos populares, no Brasil, os padroeiros.

A dança típica das festas juninas é chamada de “quadrilha”, nome originado de uma dança francesa do início do século XIX. As festas juninas ainda são compostas por simpatias, sortes e as chamadas adivinhas para santo Antônio, envolvendo ritos e superstições.

No Brasil tem sido comum igrejas evangélicas comemorarem festas juninas, e muitas vezes com as mesmas formas de celebração, utilizando os mesmos simbolismos e ritos. Colocamos aqui algumas informações a fim de elucidar mais aos cristãos sobre a origem da festa, sobre o seu significado. Como sabemos, nós fomos chamados para influenciar a cultura, para fazer diferença no meio do mundo, sermos sal e luz! Cabe a nós sabermos discernir qual o limite entre a sabedoria e a insensatez.

 



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

1 já comentou, comente você também

  1. Sou nova na fé…. e desde que me aceitei Jesus algumas coisas eu tirei do meu calendario, principalmente o que envolve adoração a santos e talismãs, embora é bem verdade que outras coisas ainda pairam sobre mim… no qual luto para deixar… mas eu sou contra festa junina gospel, carnaval de Jesus e outros verbetes que imitam as coisas mundanas disfarçadas com o nome de Deus…. como se fossem pra Ele receber…. entendem

    

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 904 comentários no Dicas Gospel.