Home » Capa, Destaque, Geral, Literatura

Unção de Davi – Bíblia e o que é

Avatar de Valder Damasceno Publicado por Valder Damasceno em 7 de junho de 2011
Tags: , , , , ,

Dicas Gospel em seu email

Receba Dicas Gospel em seu email gratuitamente! Insira seu email:

Gospel+ no Twitter!

ou no facebook

Unção de Davi – Bíblia e o que é

Muito se ouve falar sobre a unção de Davi, mas você sabe o que significa? O livro de I Samuel relata no capítulo 16 a ordenança do Senhor ao profeta Samuel para ir à casa de Jessé, pois dentre os seus filhos estava o rei que o Senhor escolhera para governar Israel. E assim como ordenou o Senhor o profeta o fez e ungiu a Davi.

Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Aparentemente podemos supor que o episódio de Davi ter sido ungido pelo profeta seria  tão somente um simbolismo que representaria o fato de ele ter sido escolhido rei. Todavia, há muito mais por trás dessa história, há uma essência muito mais profunda sobre o verdadeiro significado da unção de Davi. Analisemos os seguintes pontos:

Desprezado – Ao observarmos o capítulo 16 de I Samuel, veremos que Davi fora desprezado. Sim, ele fora desprezado por seus irmãos, por seus pais, inclusive pelo profeta, que tentou escolher o que seria ungido apenas pela aparência. Mas, no versículo 7, Deus repreende a Samuel dizendo: “Não atentes para a sua aparência, nem para a grandeza de sua estatura”, e completa, “porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem vê o que está diante dos olhos, porém o Senhor olha para o coração.”.

Adorador – Todos viam Davi apenas como um pastor de ovelhas, fraco, novo, inexperiente. Mas, Deus via Davi como um adorador, como alguém que o amava, sincero, que sabia amar,  se arrepender e se humilhar na presença de Deus. Davi não era perfeito, mas confiava em Deus, e Nele estava sua força.

A unção – O versículo 13 diz que: “Samuel tomou o chifre de azeite, e ungiu a Davi no meio de seus irmãos; e deste aquele dia em diante o Espírito do Senhor se apoderou de Davi;”. A unção não se tratou apenas de um simbolismo, mas da presença do Espírito Santo na vida de Davi, o capacitando para o reinado, enchendo-o de coragem nas batalhas e contra o gigante Golias, guiando-o e o inspirando como sacerdote e profeta.

Davi foi um exemplo de que, quando confiamos em Deus e deixamos Ele nos usar, certamente faremos muito mais que imaginamos no serviço do Reino. Ele se tornou o maior rei da história do povo israelita, e até os dias atuais podemos sentir a unção com a qual, inspirado por Deus, escreveu os Salmos.



PS.: Comentários via Google+ estão logo abaixo desabilitados no momento.


Comentários via Facebook

Sua resposta

Adicione seu comentário abaixo, ou faça trackback de seu site ou blog. Você pode também assinar esses comentários via RSS.
Seja legal. Não escreva em CAIXA ALTA. Mantenha no tópico. Limite de 3000 caracteres no comentário.

Há 904 comentários no Dicas Gospel.