Usos e costumes da Assembleia de Deus

1

Você conhece sobre os usos e costumes da igreja Assembleia de Deus? O que mudou nesses mais de 100 anos de história. A igreja evangélica Assembleia de Deus é uma das maiores igrejas pentecostais do Brasil, sempre foi vista como uma igreja rígida, no que tange à regras de comportamento, usos e costumes. Mas, em mais de 100 anos de história, muita coisa mudou na denominação, inclusive no que versa sobre esses assuntos.

Os líderes mais conservadores ainda defendem as normas mais rígidas, principalmente quando se trata dos usos e costumes femininos, já outros, mais liberais, tentam negociar algumas exceções, por acreditarem que a adoção ou não de determinadas regras por parte das igrejas locais trata-se mais de uma questão de costume do que de doutrina.

Em particular, algumasdas igrejas Assembléia de Deus aos poucos vão liberando algumas peças de uso do vestuário feminino e até mesmo no uso de jóias (brincos e colares) desde que mantenham determinado pudor. Praia, cinema e teatro já não são, terminantemente, proibidos, desde que se desfrute com moderação, conscientes que de tudo Deus pedirá contas.

Quanto aos homens, diminuem as restrições ao uso de barba ou cabelos mais alongados, bem como bermudas e lazer, substituindo-se o rigor da proibição pela recomendação de uma boa imagem pessoal ante a sociedade, nos padrões exigidos por algumas organizações corporativas

Em questão do mau uso do acesso as  mídias, alguns ainda permanecem com a proibição, porém, acabam muitas vezes sedendo pelo fato de grandes líderes denominacionais da Assembleia de Deus, possuírem programas televisivos e radiofônicos, para pregar a palavra de Deus.

O Mensageiro da Paz, publicação oficial da Assembléia de Deus, divulgou as principais orientações da resolução de 1999 da CGAD, confira:

  • Homens não podem ter cabelos crescidos, bem como fazer cortes extravagantes, bem como o uso de brincos.
  • Mulheres não podem usar roupas que são peculiares aos homens e vestimentas indecentes e indecorosas, ou sem modéstias.
  • É vetado o uso exagerado de pintura e maquiagem – unhas, tatuagens e cabelos.
  • As irmãs não dever usar cabelos curtos em detrimento da recomendação bíblica em 1 Coríntios 11.6, 15.
  • Deve ficar atento ao mau uso dos meios de comunicação: televisão, internet, rádio, telefone. Em alguns casos é proibido até mesmo a compra de aparelho de televisão.
    (A resolução diz que caberá aos pastores indicar aos fiéis sobre o que podem ver na TV.)
  • Não é permitido o uso de bebidas alcoólicas e embriagantes (Pv 20.1; 26.31; 1, Co 6.10; Ef. 5.18).

1 COMENTÁRIO

  1. Antes não podia, agora pode? A biblia diz : ” Seja porém o vosso sim, sim ! E o vosso não, Não! E o que passar disseo vem do malignino.” Quem quiser usar roupas e trajes não apropriados que procure uma igreja que os aceite assim.

  2. O Senhor Jesus, econômico e cuidadoso em suas palavras, sintetizou de forma magnânima o porque em nossos tempos haveria tantas linhas divergentes de pensamentos e atitudes: Confira, não olhando pra sua Igreja,seja ela qual for: ~joão 8:32. e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. infelizmente, quando leio certos comentários, principalmente alusivos a bíblia, lembro-me daquele grupo de estudantes que foram aos estados unidos pleitear bolsas de estudos e, alguns sem saber o minimo do idioma inglês voltaram de mãos vazias. Vamos estudar a palavra.

  3. GOSTARIA DE SABER COMO FICAM OS IRMAOS QUE Á 20 ANOS ATRAS CUMPRIAM A RISCA A DOUTRINA(PRI NCIPALMENTE AS IRMÃS,COM ROUPAS DESCENTES,SE M MAQUIAGENS,S EM JOIAS,ETC…)PERGUNTO ENTÃO:FOI TUDO EM VÃO???DESCOBRIRAM AGORA 20 ANOS DEPOIS QUE AQUELA DOUTRINA ESTAVA ERRADA?A VERDADE É UMA MUDARAM TUDO PARA AGREGRAR MAIS PESSOAS NA IGREJA,POIS SE NÃO FIZESSEM ESSA TRANSFORMAÇÃ O,A ADD SERIA UMA IGREJA MUITO PEQUENA DIANTE DA UNIVERASL,MU NDIAL ETC,NAQUELE TEMPO ERAM DUAS IGREJAS A ADD E A CCB,A CCB VENCEU,POIS CONTINUA MANTENDO A MESMA DOUTRINA QUE LEVA AO ENCONTRO DE DEUS,ENQUANT O A ADD INFELIZMENTE SEGUIU OS PASSOS DA UNIVERSAL,ET C,,,TRISTE!

  4. Isso os pastores tem que auxiliar os fiéis a deus o que devem ou não ver na teve . Mas tirar o direito de um casal de pregar a palavra e cantar louvar a Deus falar o quanto ele é maravilhoso. Pregar uma palavra que vem no coração da gente. Eu amo escutar sobre Deus mais tenho certeza que ele se estive aqui não os julgaria pq o filho tem uma TV no quarto . Sendo que eles nem vem TV sempre que os vejo eles estão cantado pra Deus sempre falando dele o quando ele é grandioso. Tudo o que ele fez por nós na cruz. Gostaria muito que tirassem minha dúvida por favor . Um pastor pode proibir alquem de cantar ou pregar a palavra de Deus na casa de Deus. .? Espero que vcs consigam me entende . Mas estou muito triste de belos assim. Me tirem essa dúvida por favor. :(

  5. Nasci na Assembleia de Deus ha exatos 56 anos. A minha tristeza e tao grande ao ver o nome assembleia de Deus ser usado com fachada de tantas igrejas absurdas. Vejam esta uma mistura de adventismo. jeovismo com uma dose forte de pentencostalismo, acho que se voce se desviou e quer seguir um outro caminho, use outro nome mas nao assembleia de DeusSao tantas assembleia de Deus neste mundo nao digo so no brasil digo mundo porque se ha um crescimento forte logo pode se ve-la no paraguai. colombia. argentina. espanha. e principalmente Estados Unidos.Agora vejam bem ate onde se chega o absurdo, com o crescimento das ditas igrejas para se tornarem oficiais realmente elas logo procuram uma grande para se filiar nos grandes centros na CGADB o na COMADEMAT que sao as duas maiores convençoes conseguindo isso elas logo dizem nos somos assembleianos e caso voce duvida eles logo falam que somos filiados em uma destas convençoes, e pasmem voce que as convençoes aceitam. Conclusao Assembleia de Deus genuina mesmo e muito dificil, nao tem mais. Para minha grande decepçao. E quando Jesus vier como vai ser? Todas juntas com um mesmo credo? Ou vai haver entendimento entre eles. So ta faltando eu abrir este site e ler Igreja Evangelica Assembeia de Deus catolica apostolica romana ou igreja evangelica assembleia de Deus espirita, ou igreja evangelica assembleia de Deus Mormom ou mais ainda igreja evangelica assembleia de Deus do Candomble. Meus amigos placas de igreja nao salvam ninguem mas voce usar uma denominaçao para introduzir outras doutrinas e compartilhando as mesmas me faz lembrar um alerta do Apostolo paulo aos galatas ( Eu deixei pra um evangelho verdadeiro, mas voce misturaram introduzindo outras doutrinas …………..)

  6. Em resposta a Patricia quero comentar uma coisa, ela disse q ” si não e pecado na batista por q na AD e pecado” por q nos dias de hoje vivemos a era da prosperidade em muitos altares desculpe as palavras, tem pastores covardes q não tem caráter de pregar contra o pecado “com medo da igreja ficar vazia” também si estar na grassa e continuar pecando melhor ficar no mundo do q ficar de engano dentro da casa de Deus, outra coisa e o famoso ” tem nada a ver isso não” quando estiver frente a frente com Deus ele vai dizer assim o “num tem nada a ver vc ir pro inferno tbm não. Aproveitando q dizer tbm a Izolda q pode passar o céus e a terra mas as palavras do Senhor permanece para sempre pra vc meditar HB 13.8 .

  7. adbras disse:Irme3 Ester, a paz.A mudane7a de hore1rio foi por parte da emissora pois este3o tiitsmanrndo jogos de futebol, mas em dezembro, voltamos ao hore1rio das 12h as 13h.Os programas com as mensagens este3o disponedveis em nosso site e no YouTube.

  8. Bom, sou da assembléia de Deus e queria saber se é pecado escrever livros com teores hots, não é explícito mais contém…
    Se puderem me responder ficarei agradecida.

DEIXE UMA RESPOSTA