A dúvida de muitas pessoas na hora de fazer uma entrevista de emprego é saber como se destacar, mostrando qualidades que possam ser um diferencial na concorrência com outros candidatos.
Pensando nisso, vamos listar quatro “truques psicológicos” do comportamento capazes de lhe ajudar na hora da entrevista para a tão sonhada vaga de emprego, lembrando que, de modo geral, eles devem ser utilizados de acordo com o tipo de entrevista que você fizer.
Leia também: 04 Dicas para Entrevista de Emprego
01 – Tenha uma imagem marcante
Não confunda imagem marcante com extravagante, apelativa, “papagaiada”. Marcar sua imagem requer equilíbrio entre o usual e o pessoal.
Um tipo de vestimenta, por exemplo, que não fica destoada do ambiente, da moda atual, mas que ao mesmo tempo caracteriza um pouco da sua personalidade sem ser “gritante”.
Uma imagem marcante também está na postura corporal, maneira de andar, sentar, olhar e até falar. Todos esses elementos juntos compõem sua imagem, podendo refletir um tipo de personalidade que irá agradar ou não o entrevistador.
02 – Olhar firme direto nos olhos
Em muitas entrevistas de emprego, uma característica marcante no candidato é a insegurança, e pelo olhar isso fica muito evidente. Se é verdade que os olhos são as janelas da alma, é por eles que você deve refletir confiança.
Olhe firme direto nos olhos do entrevistador e, de preferência, acompanhe seu olhar ao mesmo tempo em que enfatiza sua fala. Isso significará completa atenção, segurança e até ousadia.
Alguns entrevistadores podem se sentir intimidados com essa característica, devido ela ser típica de comportamentos imperativos, enquanto outros, justamente por isso, valorizam muito e logo percebem em você esse diferencial.
Em todo caso, durante a entrevista de emprego, portanto, modere, e tente identificar o perfil do seu entrevistador, usando esse recurso apenas quando necessário.
03 – Tenha impostação vocal
É comum também nas entrevistas de emprego os candidatos, devido ao nervosismo, timidez ou mesmo falta de habilidade comunicativa, falarem muito baixo, sem dicção, rápido ou lento de mais. Tudo isso deve ser evitado.
A qualidade da sua comunicação pode definir a conquista do seu emprego. Portanto, impostar a voz significa falar com bom volume, de forma segura, com palavras claras (dicção) e sem “travar” ou “correr”.
A fala precisa obedecer uma dinâmica, onde se equilibram volume da voz, clareza das palavras, velocidade e cadência. Essa última significa dar mais ou menos ênfase a certas palavras, de modo que sua fala não fique totalmente linear, mas que oscile de acordo com sua emoção, tornando ela o mais natural possível.
04 – Demonstre iniciativa e disposição
A entrevista de emprego pode ser sua única oportunidade para demonstrar um pouco do seu caráter, bem como qualidades práticas do seu trabalho. É por isso, portanto, que você deve aproveitar sempre que houver a chance de demonstrar iniciativa, dinamismo e disposição.
Acha que essas características só podem ser demonstradas em dinâmicas de grupo? Engano seu! A melhor forma de “marcar” o entrevistador com sua imagem são com pequenos detalhes que ele não espera que você faça.
Isso requer, sim, muita percepção de ambiente, para saber identificar as oportunidades. Por exemplo:
Ser o único a se levantar para apertar a mão do entrevistador. O único a fazer perguntas relevantes sobre a oportunidade de trabalho, empresa ou aspectos sobre o tema de trabalho que vão além da entrevista.
Ser o único a servir, oferecer ou compartilhar um copo d’água, café, canetas, etc. O único a se oferecer para pegar um objeto, chamar alguém, dar um recado, etc.
Ou seja, perceba que esses tipos de iniciativas são inesperadas, pois fogem ao comum da absoluta maioria dos candidatos “passivos”, nervosos e tímidos. Executados de forma correta, sem exageros, sem dúvida alguma esses detalhes farão enorme diferença a seu favor durante a entrevista de emprego.
Por fim, esses “truques psicológicos” se aplicam a diversos contextos, pois todos tratam de características do seu comportamento frente ao entrevistador, seja individualmente ou em grupo.
Se você fez entrevistas de emprego e não teve sucesso, experimente colocar nossas dicas em prática da próxima vez e observe a diferença. Se talento e experiências você já possui, quem sabe esses “truques” são o que faltam no seu repertório.
Abraço e até a próxima!