10 Itens mais importantes para levar para o acampamento!

Listamos os 10 itens mais importantes para levar para o acamamento evangélico. Com essa lista, você não terá desculpas para não saber o que levar para os retiros da sua igreja sem esquecer mais nada.

0

Chegou o dia do acampamento com a igreja. Você esperou por isso durante meses, mas ao chegar no local 100 km de distância da mercearia mais próxima, descobre que esqueceu a escova de dente, e agora? Pensando nisso, listamos os 10 itens mais importantes para levar para o acampamento.

Às vezes até quem sabe como organizar acampamento esquece vários itens importantes, especialmente quando na correria de última hora temos que fazer várias coisas, como conferir lista de acampantes, arrumação do local do acampamento, transporte, etc.

Leia também: Acampamento de carnaval – Aprenda a organizar em 10 passos!

Com nossa lista dos 10 itens mais importantes para acampar, você vai poder imprimir, colar no local mais visível da sua casa ou mesmo no quadro de avisos da sua igreja, evitando assim que você e outros esqueçam os itens mais importantes de “sobrevivência” do acampante.

Os itens que listamos são compatíveis com acampamentos evangélicos tradicionais, em locais típicos, como áreas de campo e praias, com infraestrutura mínima.

É uma lista para o acampante “comum” e não sobre a organização do evento. Ou seja, uma lista de necessidades pessoais.

Em todo caso, nossa lista contém os itens mais importantes para o público em geral, podendo ser adaptada de acordo com o tipo de programação do acampamento da sua igreja, local onde será realizado e perfil dos participantes. Vejamos:

01 – Bíblia Sagrada;

Acampamento cristão sem bíblia não dá, certo? Nesse caso você deve considerar duas opções: bíblia impressa ou digital, no celular por exemplo.

A digital ocupa menos espaço e é mais leve, mas depende de energia, o que pode ser um inconveniente no local. Se você não levar muito peso, opte pela impressa!

02 – Barraca de acampamento, colchão, rede ou saco de dormir;

A escolha de como vai dormir depende do local. Algumas igrejas acampam em locais com quartos e camas para cada pessoa. A maioria, porém, dispõe de grandes espaços transformados em dormitórios.

Colchonetes, redes e barracas de camping são mais comuns, mas você deve considerar também o clima do lugar, especialmente se for dormir na rede. Em todo caso, leve um bom cobertor para não sofrer com o frio da madrugada.

Dica: não se esqueça das chuvas e esteja preparado para mudanças. Se for usar barraca, se certifique que ela é a prova d’água.

03 – Material de higiene;

Basicamente os sete itens principais que não podem faltar, são:

  1. Escova de dente
  2. Creme dental
  3. Sabonete
  4. Toalha de banho
  5. Absorvente (mulheres)
  6. Papel higiênico
  7. Desodorante

Alguns acrescentam depilador, perfume, hidratante, escova de cabelo e até acessórios de maquiagem, que não são de higiene, propriamente, mas de estética e conforto.

04 – Prato, copo, talher e garrafa (squeeze)

Sem dúvida são os itens mais esquecidos por acampantes! Tem pessoas que se lembram de levar a foto do cachorro, mas esquecem do prato onde comem, pode?

Tem igrejas que já possuem esses materiais e disponibilizam aos acampantes. Todavia, o fato de cada acampante levar seu próprio material aumenta o senso de responsabilidade, integração e facilita muito para a equipe de cozinha, uma vez que não precisam lavar pilhas de pratos, copos e talheres.

Dica 01: se não tem, compre pratos e copos de plástico ou metal. Evitam acidentes e são mais leves;

Dica 02: leve mais de um garfo, acredite (risos)!

Dica 03: Ponha seu nome em cada item.

05 – Repelente

Em área de campo ou praia, não importa! Repelente é sempre bem vindo, pois além de ser um item de conforto, serve também como proteção da sua saúde.

06 – Lanterna e baterias

Mais uma vez esses itens dependem do local, mas no geral sempre são úteis para localização de objetos, ir ao sanitário durante a madrugada, segurança do acampamento, etc.

07 – Canivete multiuso

Atende várias funções, como abrir latas, apanhar insetos, cortar pequenos galhos e cordas, apertar parafusos, etc. É um item básico para acampantes que não devem manipular instrumentos de corte mais perigosos.

08 – Primeiros socorros

A maior responsabilidade por esses itens é da organização do acampamento, mas o acampante pode levar seus próprios remédios, por exemplo, especialmente se toma-los com regularidade ou tiver alguma alergia.

09 – Protetor solar

Se não quer correr o risco de estragar seu acampamento por insolação, leve protetor solar e labial! É fácil esquecer o tempo quando estamos nos divertindo, jogando, tomando banho de praia ou piscina.

É útil na praia ou no campo e pode servir, também, como repelente!

10 – Roupas específicas

Finalmente, não listamos roupas comuns porque isso é o que mais os acampantes levam, às vezes até demais! Nesse quesito, dependendo do local onde for acampar, o mais importante é levar bons calçados e agasalhos. O resto é enfeite (risos)!

Tênis ou botas próprios para terrenos arenosos, rochosos ou mesmo sandálias. Jaquetas, bonés, capa de chuva, luvas paras as mãos e gorro, são alguns itens específicos de acessórios que servem em diversas ocasiões.

Abraço e até a próxima!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here