Parábolas rápidas de Jesus para pregar na célula

A célula normalmente é o lugar onde você reúne alguns amigos para falar sobre questões do dia a dia e o que Deus tem a dizer sobre aquilo. Às vezes, as parábolas de Jesus são o que mais facilita na compreensão e nos dá força para entender exatamente o que Ele queria nos ensinar.

Em Salmos 133:1, nós aprendemos: “Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união!”. Então, a célula é um desses momentos de união, para que juntos possamos nos fortalecer.

Amar ao próximo como a si mesmo é um mandamento que sabemos muito bem, mas colocar em prática nem sempre é fácil assim. Quando nós falamos do problema do outro olhando com os olhos de Jesus, já estamos cumprindo o mandamento sem nem perceber.

Parábolas
Fonte: (reprodução/internet)

Então, se você quiser saber algumas parábolas para a sua célula, continue neste artigo pois iremos falar um pouco mais sobre isso hoje.

As parábolas de Jesus

Mas afinal, por que Jesus pregava por parábolas? Cristo veio para lembrar ao homem que ele tinha sido feito conforme a imagem e semelhança de Deus, mas que seu caráter estava deformado. Por isso, a cada dia mais as pessoas se afastavam do Pai.

ANÚNCIO

Algumas verdades precisavam ser explicadas por Jesus, mas às vezes eram coisas complexas demais para serem faladas diretamente. Então, as parábolas vieram como uma forma de tornar claro o que parecia difícil de entender.

E mesmo exemplificando, nem sempre ficava claro. Alguns ensinamentos só tiveram um significado maior depois que Jesus morreu. Até hoje nós podemos ter entendimentos diferentes cada vez que relemos alguma parábola.

Vamos espalhar o amor

Em Lucas 10:25-37, nós vemos um pouco sobre o que falamos no começo deste artigo. Em um momento de ensinamento de Jesus, uma pessoa se levanta e pergunta como que nós herdaríamos o Reino dos Céus.

Um mestre da lei pergunta: “Mestre, o que devo fazer para conseguir a vida eterna?“. E Jesus responde: “Amar o Senhor sobre tudo e ao próximo como a si mesmo“. O mestre da lei então pergunta quem é o próximo e Jesus responde com a parábola do bom samaritano.

E essa é uma parábola para pensarmos que muitas pessoas que se diziam servir a Deus, como sacerdotes e levitas. Não se importaram com a dor do outro que estava quase morrendo no meio de um caminho. E de que vale servir a Deus se não ajudamos quem está ao nosso lado? Como vamos amar a um Senhor que, fisicamente falando, nem vemos?

Ensinamentos desta parábola

Nós recebemos as misericórdias do Senhor incondicionalmente, sem merecer. Sabe quando a vida te bate e você se vê em meio a uma tempestade? É Ele quem te levanta, por mais que você tenha ficado longe. Então, por que não fazemos o mesmo? Às vezes, Deus precisa de nós para ajudar algumas pessoas e não nos encontramos disponíveis.

E é isso que aprendemos ao ler essa passagem, precisamos estar disponíveis para o próximo para vivermos melhor. Até por que isso é algo que nos faz bem, se você já teve a oportunidade de ajudar alguém, sabe que a melhor recompensa é o bem estar dessa pessoa. Jesus já havia nos explicado isso, apenas com outras palavras.

O poder da oração

Parábolas
Fonte: (reprodução/internet)

Em Mateus 7, Jesus ensina várias coisas, dentre elas ele lembra o povo que Deus é como um Pai: “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?”. Mas o que Ele quis dizer com isso?

Primeiro ele nos lembra que se nós pedirmos, nos será dado. Depois ele nos lembra que precisamos saber pedir. Não adianta achar que Deus vai adivinhar, é como pedir um presente e não especificar. Talvez quando você ganhar não vai ser exatamente o que queria.

Nós precisamos ter um relacionamento verdadeiro com Deus, pois Ele busca algo real conosco. Então por que seria diferente na hora de pedir por ajuda? Lembre-se que sua oração nada mais é que uma conversa com o Pai, então nunca se esqueça da força que ela tem, pois Ele sempre está te ouvindo!

ANÚNCIO