Confira aqui Como gravar um cd gospel independente no Brasil. Há algumas décadas a gravação de um CD era algo extremamente difícil, a maioria do mercado era dominado pelas grandes gravadoras, e por mais que se conseguisse realizar a gravação de forma independente, esse trabalho dificilmente chegaria ao conhecimento do grande público devido a dificuldade de divulgação. Mas, nos últimos anos esse quadro mudou, a tecnologia permitiu com que a gravação de um disco se tornasse acessível, com qualidade e com baixo custo.
A divulgação também se tornou algo muito mais fácil, a internet possibilitou a exposição mais democrática do trabalho e permitiu maior interatividade com o público, o que maximizou as chances de se obter reconhecimento ou no mínimo o conhecimento do trabalho do artista. Mas, você sabe como gravar um CD de forma independente? Nós reunimos algumas dicas para você realizar a gravação do seu trabalho musical e lançar no Brasil.
Atualmente essa tem sido uma prática freqüente não só aqui no Brasil, mas em vários países do mundo. Muitas bandas que começaram como bandas independentes tornaram-se conhecidas e vieram a fazer sucesso. Entretanto, não podemos esquecer que a expressão verdadeira na manifestação artística é imprescindível para a validade da arte, ou seja, para nascimento de um trabalho autêntico; também a aplicação, determinação e trabalho, indispensáveis para a qualidade musical.
A gravação de um CD requer aplicação por parte do artista, existem etapas que não podem deixar de ser cumpridas. Definir repertório, realizar um planejamento, definir quem irá fazer a produção do álbum, ensaios, estúdio que será gravado, mixagem, masterização, dentre outros, são fatores imprescindíveis que implicarão na qualidade final do CD. Depois dessa etapa, tem também o projeto gráfico, a capa, essa etapa pode ser desenvolvida pelo próprio artista ou por um terceirizado.
Outra fase extremamente importante é a produção fonográfica, que é a fase de prensagem do disco, nessa etapa há diversas formas de realizar, dependendo da quantidade do formato a ser adquirido, da quantidade de músicas e também da quantidade de tiragens. É na fase da produção fonográfica que será gerado o ISRC (International Standard Recording Code), que é o Código Internacional de Normatização de Gravação, esse código, que é o registro oficial da produção deverá ser enviado para a fábrica juntamente com a master, para a prensagem do CD.
A etapa final seria a venda e divulgação, neste caso a nossa dica é a internet, para quem está começando é a melhor ferramenta de divulgação. Se a música for de qualidade, ela terá uma grande chance de ser reconhecida, aos poucos o próprio público será o reverberador do seu som, da sua mensagem.