PROPAGANDA

O principal motivo que se tem para fazer um esboço de pregação é justamente para não esquecer de pontos importantes durante um sermão.

PROPAGANDA

Mesmo porque uma pregação tem que ser muito clara aos ouvintes na hora de manifestar os ensinamentos bíblicos e a glória de Deus.

Independente se você já é experiente em dar sermões ou se é um novato que vai seguir o ministério da pregação, por mais que acredite que a mensagem espontânea é a ideal, considere que durante uma apresentação o esquecimento de itens importantes pode acontecer.

Portanto, a ideia do esboço de pregação não é o de não ser espontâneo ou decorar as falas, mas sim de ter um planejamento de tudo que precisa ser dito.

Atualmente, o esboço de pregação é algo muito recomendado para quem está na primeira pregação, seja para assuntos sobre salvação, libertação, família, para jovens ou mesmo em círculos de oração.

O que é o esboço da pregação?

Diferente do que muita gente pensa, o esboço da pregação não é escrever a mensagem para decorar e ler na hora do sermão.

A ideia do esboço é justamente a de auxiliar na lembrança dos pontos importantes que foram selecionados para aquele momento único. Um dos focos é a ajuda na memorização desses pontos!

Isso porque durante uma pregação expositiva, por exemplo, é preciso estudar o que vai ser dito e em qual frequência e ordem. Afinal, um sermão tem que ser organizado para trazer emoção e veracidade.

E, com esse intuito de auxiliar o pregador a listar as ideias importantes e organizar sua apresentação é que criamos esse passo a passo do esboço de pregação.

Os tipos de pregação

O primeiro passo para fazer um esboço de pregação é entender os tipos de pregações que existem.

Duas opções que são pouco usadas são: a pregação textual (que segue um texto que é baseado em cada trecho de cada capítulo que vai ser pregado) e a pregação narrativa (que é auto explicativo de forma a se inserir na Bíblica).

Por outro lado, temos a pregação expositiva, que fala sobre a palavra de Deus, mas sem focar em passagens bíblicas. Essa opção é uma das mais comuns e, por isso, fazer um esboço de pregação expositiva é uma das buscas mais feitas pelos pregadores.

A ideia do esboço, aqui, é auxiliar na busca do pensamento dominante com base em escritos que estão na Palavra Divina. É como ter um princípio central para o tema abordado.

Outro tipo de pregação muito conhecido e usado atualmente é a temática, que é como a pregação expositiva, só que a base para o sermão é a Bíblia.

O estudo bíblico

O segundo passo é o estudo bíblico. Note que independente do tipo de pregação que você vai fazer é imprescindível que se faça um estudo da Bíblia para dar sustento ao seu sermão.

Assim, o esboço de pregação expositiva ou narrativa ou qualquer outro faz sentido porque vai auxiliar o pregador à encontrar organização durante o seu sermão.

Um pregador americano chamado John Stott sempre comentou sobre seus sermões. Ele comentou, por exemplo, que sempre faz esboço de pregação ficando ajoelhado frente à Bíblia como uma forma de reverenciar a palavra divina.

Outro ponto importante é entender que todo tempo investido no estudo bíblico para uma pregação vai se transformar em um conteúdo de mais qualidade para o sermão.

Aí, a dica é estudar os textos bíblicos que serão importantes para a hora que você for ministrar: tenha um esboço de pregação sobre salvação e libertação baseado no que a Bíblia diz, por exemplo.

O estudo bíblico é importante para que se tenha conteúdo e informações na hora de ministrar um sermão. Independente do nervosismo, quanto mais estudado você estiver, mais o seu esboço de pregação vai fazer sentido.

A montagem do esboço

Agora que você conhece os tipos de pregações e sabe da importância de fazer o estudo da bíblia, o próximo passo é justamente montar o seu esboço de pregação.

A verdade é que cada cristão vai ter uma facilidade nessa montagem, mas, de forma geral, usa-se a regra de seguir o roteiro: introdução, desenvolvimento e conclusão.

A introdução do esboço de pregação é aquela parte que se destina ao propósito do sermão: qual é a importância dessa pregação? A introdução nunca é longa demais.  

Depois, o desenvolvimento é toda a parte que envolve a explicação do sermão a partir da mensagem que você vai ministrar aos ouvintes. É aqui que você vai usar o seu conhecimento do estudo bíblico com o tema que vai aplicar.

Por fim, a conclusão do esboço de pregação tem o foco apenas de finalizar a sua história. É como dar aos ouvintes uma ideia de qual rumo eles podem tomar a partir do que foi contado.

Após seguir o roteiro de introdução, desenvolvimento e conclusão, uma dica é importante e que muitos pregadores famosos fazem é resumir tudo isso em apenas uma folha de papel.

A ideia de ter um esboço de pregação é justamente a de ter um amparo do que será ministrado, portanto, não é necessário narrar sua pregação em folhas e mais folhas.

Por exemplo, se no seu sermão você vai citar a história, os relatos e as passagens de um personagem bíblico, então, não precisa contar tudo isso nas folhas. Apenas cite “história do personagem” e você já vai lembrar do que tem que falar.

O teste do esboço

Encerrando os passos importantes para se criar um esboço de pregação de qualidade para quando você for ministrar o seu sermão, saiba que testar o seu esboço é uma ótima forma de saber o que pode ser mudado ou melhorado.

Essa dica é uma das mais importantes, ainda mais para quem está começando no ministério da pregação da palavra de Deus.

Você pode fazer testes com você mesmo e pregar em voz alta, usando o esboço de pregação que você acabou de criar.

Se tiver com dúvidas em entender algum ponto, você pode melhorar ele. Se achar que algum ponto está sobrando, você tira e se achar que está faltando falar de algum detalhe importante, então, você adiciona ao seu esboço.

Considere que a ideia do esboço não é simplesmente para dar segurança ao pregador na hora do sermão. Mas, é usado até hoje por grandes oradores como maneira de se amparar em materiais para passar a mensagem de Deus adiante e com qualidade.

 

 

 

 

PROPAGANDA
PROPAGANDA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here