03 Dinâmicas de Grupo para Casais Evangélicos

Elaboramos 03 dinâmicas de grupo para casais evangélicos, com fundamentos bíblicos, que vão ajudar você a fortalecer as relações amorosas dos casais cristãos da sua igreja. Confira!

PROPAGANDA

Uma das maneiras mais eficazes de trabalhar com casais é fazendo dinâmicas de grupo.

PROPAGANDA

Nesse texto há um diferencial, porque elaboramos 03 dinâmicas de grupo para casais evangélicos que enfatizam aspectos bíblicos da relação amorosa.

Esse trabalho pode ser feito em encontro de casais, cursilhos, dia dos namorados, aconselhamento pastoral para casais ou mesmo eventos típicos da sua igreja.

O ideal é que essas dinâmicas de grupo para casais sejam aplicadas por um Psicólogo(a) cristão, devido sua compreensão profissional do comportamento humano, mas podem ser aplicadas também por outras pessoas, desde que minimamente capacitadas para lidar com as possíveis reações emocionais do grupo.

Qual é o espaço ideal?

Reserve um local onde exista privacidade, de modo que os casais possam se expressar livremente, sem qualquer tipo de inibição. Pode ser numa sala da igreja ou mesmo no salão principal.

Crie um espaço “climatizado”, com a temática associada ao tema que você pretende trabalhar. É interessante que o espaço transmita a ideia de “relaxamento”, conforto e descontração.

Grande parte do sucesso de uma dinâmica de grupo está na abordagem de quem aplica. Ou seja, na maneira como ela é conduzida. Por isso a importância de ser uma pessoa minimamente orientada sobre o assunto.

Atenção para o tema

Você precisa adequar o tema em acordo com o tipo de dinâmica, ou mesmo a própria dinâmica de grupo em acordo com o tema.

Um dos segredos para uma boa dinâmica para casais é a sua “personalização” para o grupo.

Como funciona isso na prática? __ Ora, identifique quais são as necessidades dos casais que você pretende trabalhar e adapte as dinâmicas a elas, de modo que afetem precisamente àquelas necessidades.

O que isto significa em dinâmicas de grupos? __ Significa que você nunca tem dinâmicas de grupo específicas para cada grupo. É você o responsável pela personalização da dinâmica em acordo com as necessidades do seu grupo.

Cada grupo possui uma identidade singular, feita de pessoas singulares e dilemas singulares. Isto serve para te mostrar que nossas dicas sobre dinâmicas de grupo para casais evangélicos são apenas “nortes”, mas nunca o fim em si mesmo.

Vamos ao trabalho?

01 – Dinâmica de grupo para casais sobre intimidade (Gn 2:24)

intimidade do casal

Material necessário:

  • Fotos antigas do casal, peças de roupas exclusivas e objetos pessoais de cada pessoa na relação;
  • Caixa de sapato ou semelhantes com tampa.

Como aplicar?

Peça antecipadamente que cada participante leve os materiais solicitados, como fotos, objetos pessoais e roupas exclusivas, sem que o companheiro possa identificar.

Eles poderão fazer isso escondendo os objetos numa sacola. Você, por outro lado, faça a solicitação do material sem dar detalhes sobre o funcionamento da dinâmica.

No dia da dinâmica, Reúna os participantes em grupo, apenas com você na frente de todos. Explique que a dinâmica de grupo será para avaliar o nível de intimidade do casal e que eles podem ficar confortáveis.

Em seguida, escolha o primeiro casal através de sorteio. Feito isso, peça para que o integrante “A” do casal leve até você os materiais solicitados. Coloque-os dentro da caixa, sem que os outros integrantes do grupo vejam.

Em seguida, peça para que o integrante “B” do casal fique a sua frente, explicando que você irá mostrar um objeto de cada vez ao integrante “A”, que estará ao seu lado, para que comente o significado daquele objeto para ele, sem dizer qual é o objeto.

Em seguida pergunte ao integrante “B” se ele consegue adivinhar qual é o objeto. Faça isso com todos os objetos, invertendo a vez para cada participante e também trocando os casais.

Ao final, pergunte se foi fácil identificar os objetos, como se sentiram, quais foram as dificuldades, etc.

O objetivo da dinâmica é fazer com que os casais falem dos momentos marcantes da relação associados aos objetos, de modo que reflitam sobre os bons e maus momentos, nível de conhecimento de um sobre o outro, compartilhando experiências com todo o grupo.

02 – Dinâmica de grupo para casais sobre confiança (Efésios 4:31-32)

confiança no relacionamento

Material necessário:

Venda para os olhos – pode ser camisa, panos diversos, etc.

Como aplicar?

Reúna o grupo e por sorteio selecione o primeiro casal. Em seguida, escolha o integrante “A” para ser vendado, enquanto o “B” irá guiá-lo por um percurso a sua escolha. Depois, inverta a ordem da condução.

Ao final do percurso, tape a visão dos dois e peça para que se abracem, um de frente para o outro.

Em seguida, convide o grupo para fazer um círculo em torno do casal já vendado e depois peça para para que empurrem o casal de um lado para o outro, no meio do círculo, como um pêndulo, sem deixá-lo cair.

Dica: atenção com a segurança do casal! Para isso, o círculo deve ser pequeno, apertado, e os integrantes devem estar de “braços dados”, formando uma espécie de cordão humano bem ajustado.

O objetivo dessa dinâmica é explorar o nível de confiança do casal na hora da condução “cega”, mas principalmente no momento do “pêndulo”. É importante frisar que há uma diferença marcante entre o primeiro e segundo momento.

No primeiro o casal experimenta como é ser guiado pelo outro, confiando na visão e compreensão dele. No segundo momento, o casal experimenta como é confiar em Deus, em união, estando juntos na hora da “turbulência”.

Ao final, pergunte como foi a sensação de confiar inteiramente no outro, sem depender da própria visão, assim como foi o sentimento de passar pelo “pêndulo” abraçado com o outro, sabendo que não está só.

Explore as respostas e associe elas a vida do casal, questionando a diferença entre a simulação da dinâmica de grupo e a realidade. Faça-os pensar que confiar é, também, saber depender e se entregar, mesmo em meio as dificuldades.

03 – Dinâmica de grupo para casais sobre doação (Efésios 6:28-31)

Não existe amor sem sacrifício

Material necessário:

Bíblia, papel e caneta

Como aplicar?

No primeiro momento, divida o grupo entre homens e mulheres. Peça a eles para encontrarem na bíblia, cada um, um versículo que fale sobre sacrifício, doação, entrega ao próximo.

Pode ser de Deus para com os homens, de Jesus com seus discípulos, mas especialmente entre casais da bíblia.

Cada participante deve anotar seu versículo. Feito isso, no segundo momento junte o grupo novamente e peça para cada um falar sobre o motivo de ter escolhido o versículo e como ele se aplica a vida do casal.

No terceiro momento, pergunte a cada casal, se dirigindo aos homens e mulheres, o que cada um faz no seu dia-a-dia, em casa, que o outro não costuma fazer.

Exemplo: lavar os pratos, cozinhar, limpar o jardim, lavar o carro, dar banho nas crianças, cachorro, comprar pão, fazer contas, etc.

Pergunte quem do casal, homem ou mulher, estaria disposto assumir por uma semana as responsabilidades que o outro costuma fazer diariamente, para que ele(a) descanse mais durante esse período.

O objetivo dessa dinâmica será alcançado se os dois se mostrarem dispostos a assumir as responsabilidades um do outro, de maneira que ambos possam experimentar como é “se doar” em favor do descanso do outro.

Pode ser apenas uma atividade, como ir ao mercado, por exemplo, desde que isso signifique muito para o dia-a-dia do casal.

A ênfase está no “sacrifício” por amor ao outro e não na mera atividade. Portanto, se trata de simular como seria fazer pelo outro coisas que se ele estivesse impedido de fazer, você faria por amor.

Ao final, você pode usar essa dinâmica para criar vínculo entre o grupo e trabalhar os casais a médio e longo prazo, marcando outro encontro para eles relatarem como foi a experiência de doação.

Finalmente, essas foram nossas 03 de dinâmicas de grupo para casais evangélicos. Aplique lembrando que cada grupo possui a própria identidade, clima, ritmo, de maneira que você precisa ajustar as atividades ao perfil do seu grupo.

Recomendamos que para cada dinâmica, você utilize os fundamentos bíblicos sobre intimidade, confiança e doação. Como o tempo médio de aplicação varia conforme o tamanho do grupo, escolha a que melhor atende sua necessidade e sucesso.

Abraço e até a próxima!

 

PROPAGANDA
PROPAGANDA

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here