05 Bandas Internacionais Evangélicas que Marcaram sua Geração

Bandas gospels internacionais que fizeram história na música cristã e são referências não apenas no meio cristão, mas também no secular. Confira nossa lista!

0

Hoje nossa lista é sobre as 05 bandas internacionais evangélicas que marcaram sua geração.

Para nossa felicidade, as opções de bandas gospels internacionais são muitas e certamente você vai se identificar com nossa seleção.

Leia também: 05 bandas evangélicas nacionais que marcaram sua geração!

Os critérios foram os mesmos utilizados em nossa lista nacional, que você pode conferir clicando AQUI.

Lembrando que esta seleção não julga qual banda evangélica é melhor ou não. A ordem da lista não tem a ver com importância, mas apenas com a necessidade de organização. Os critérios foram:

01 – Alcance de público/popularidade – A capacidade da banda de ser reconhecida por diferentes públicos, gerações e estilos, incluindo o meio secular;

02 – Tempo de exposição, versões e referências – O tempo que passou/passa em evidência na mídia, quantidade de gravações e influência exercida sobre outros músicos, intérpretes e compositores.

Outro fato importante para destacar é que a lista procura não enfatizar um gênero específico, como o rock, por exemplo, mas abranger diferentes segmentos da música gospel.

Segue a lista:

01 – Petra – Rocha”

banda petra

A banda Petra é sem dúvida a que possui maior legado na história da música cristã internacional, considerando sua versatilidade, alcance de público e gerações, tempo de carreira, músicas lançadas e pioneirismo no gênero.

O que caracteriza o Petra como fenômeno da música gospel internacional é a sua amplitude de público, tempo de carreira e qualidade musical.

Diferente de outras bandas mais conhecidas pelo público específico do gênero, o Petra equivale ao Rebanhão aqui no Brasil, que embora seja identificado com o rock, transitou em diferentes estilos, conquistando, assim, públicos diversos.

Fundada em 1972 por Bob Hartman e Greg Hough, essa foi uma das bandas que deram força ao Jesus Movement, como reação ao movimento hippie da década de 70 nos EUA.

Lançaram seu primeiro álbum em 1974 e desde então foram construindo uma carreira que já dura 40 anos, lançando disco ainda em 2010 chamado Back to the Rock, e o último, Petra 40th Anniversary, uma coletânea de 2013.

Com milhões de discos vendidos no mundo inteiro, 24 álbuns, 17 coletâneas, diversos DVDs, além vários prêmios como quatro Grammy Award, vários Dovers e o mais recente SESAC Legacy Awar, destacamos a canção “Love” para recordação desse grupo sensacional.

02 – Bride – Noiva

bride
Bride, banda pioneira do Heavy Metal cristão da década de 80

Impossível falar de bandas evangélicas internacionais que marcaram geração sem pensar na “Noiva”, ou Bride!

Na categoria de Heavy Metal, também chamado de White Metal, Bride entra para lista em uma disputa apertada com Strype e Whitecross, duas bandas da mesma geração que são ícones da música gospel internacional.

O que nos fez optar por Bride e o vocal singular de Dale Thompson foi um detalhe muito especial; o fato de a banda possuir grande parte do seu público no Brasil, tendo feito várias turnês em terras tupiniquins desde 1993.

Fundada em 1983 pelos irmãos Dale e Troy Thompson, Bride influenciou diversas bandas brasileiras, servindo de referência para o “metal cristão” em todo mundo, especialmente no Brasil.

Dentre os clássicos de Bride, estão Psychedelic Super Jesus, Heroes, Time, Would You Die for Me, The Worm, entre outros. Atualmente conta com os irmãos Thompson, G.D Watts e Jarry McBroom na formação oficial.

A banda Bride possui 25 discos lançados, vasta videografia e diversos prêmios, como quatro Dove Award, maior premiação da música gospel norte americana de reconhecimento mundial.

03 – HillSong United – “Som das Montanhas”

80c90533b78a3de2572ee9111754674f
HillSong United, a banda “pop” gospel mais influente do mundo.

Com uma vendagem que ultrapassa 100 milhões de discos em todo mundo, diversas músicas interpretadas por cantores nacionais e internacionais, a HillSong United é uma das maiores referência da música gospel internacional.

Oficializada basicamente em 1998, na ocasião do lançamento do seu primeiro álbum, One, quando o grupo ainda se chamada United Live, HillSong United surgiu como projeto musical de Joel Houston, filho dos pastores da Hillsong Church, maior igreja evangélica da Austrália, chamados Brian e Bobbie Houston.

Desde então a HillSong cresceu, se espalhando como ministério em outros países, como Inglaterra, França, Suécia, África do Sul e Estados Unidos, dentre outros.

Trata-se, portanto, de uma banda multiforme, com vários integrantes e gêneros musicais diversos compondo um ministério com sede em vários países.

Com visual e musicalidade sempre atualizados, a HillSong United transita entre o pop, pop rock e baladas, sempre com melodias simples, vocais “limpos” e letras objetivas, tudo isso com suporte de uma excelente produção audiovisual.

Não à toa, as músicas da banda “pegam” facilmente, especialmente entre o público mais jovem, inspirando outros cantores e grupos do cenário gospel internacional e nacional.

Suas canções já foram gravadas por Aline Barros, Fernandinho, Diante do Trono, Chris Dúran, Michael W. Smith, David Quinlan, Marina de Oliveira, Soraya Morais, Quatro por Um e muitos outros.

Com 20 discos lançados, 07 DVDs e vasta videografia, Hillsong United possui clássicos como Aclame ao Senhor, Hosana, Quão grande é o Senhor, O poder do teu amor, Vim para Adorar-te, dentre muitos gravados por cantores brasileiros.

04 – Christafari – União de “cristão + rastafári”

Christafari
Christafari, banda de reggae gospel referência mundial do gênero

Um gênero musical inconfundível é o reggae, e nessa matéria não poderíamos deixar de incluir na lista a banda que é a maior referência internacional do reggae gospel, reconhecida também pelo meio secular, a banda Christafari.

Fundada em 1989 por Mark Mohr, após deixar a “filosofia rastafári” e se voltar para Cristo, Christafari é considerada uma banda pioneira do gênero em todo mundo, já tendo se apresentado em mais de 50 países, incluindo o Brasil.

Considerada uma das melhores do mundo, Christafari tem sido fundamental na proclamação do evangelho através do reggae, um gênero que, assim como o rock, possui público muito específico, variando também entre Raggamuffin, Pop Reggae e Reggaeton.

O álbum Valley of Decision é considerado o mais vendido no mundo do gênero para o mercado gospel, sendo até hoje uma grande referência da musicalidade do Christafari, a qual também acompanha excelente produção audiovisual.

Com 18 discos lançados, DVDs e vasta videografia, entre as canções ícones de Christafari, destacamos Freedom Step, Try Jah Love, Taking in the Son, Valley of Decision, dentre  outros.

05 – P.O.D – “Pagável na Morte”

314eb8c8a865bed3a74c4054b6c4c485
P.O.D, uma banda gospel conceituada também no meio secular, dona de várias trilhas sonoras de filmes famosos.

Formada em 1992 sob a liderança do vocalista Sonny Sandoval, a banda P.O.D é sem dúvida um ícone da música gospel internacional de grande influência, não apenas no meio cristão, mas também no secular.

Músicas como “Boom”, “Alive”, “Sleeping Awake“ “Satellite” e “Youth Of The Nation”, “Set It Off”, são conhecidas no mundo inteiro, especialmente por terem feito parte da trilha sonora de filmes renomados como Manobras Radicais, Escorpião Rei e da série Matrix.

Originalmente reconhecida pelo estilo Nu Metal, a banda transita também pelo hardcore, rapcore e até o reggae, sempre com uma sonoridade relativamente simples, letras objetivas e vocal “limpo” bastante marcante.

P.O.D se mantém entre as bandas que apesar de já possuir 24 anos de existência e pertencer a gêneros específicos da música gospel, continua alcançando novos públicos, fazendo turnês e gravações, provando, assim, sua importância no segmento.

Coleciona vários prêmios, dentre eles, vários Grammy de performance, discos de ouro e platina, além de conquistar o topo das músicas mais tocadas e clipes vistos em diversas rádios e canais de vídeo como a MTV.

Composta atualmente por Sonny Sandoval, Marcos Curiel, Wuv Bernardo e Traa Daniels, a banda possui atualmente 12 discos lançados, 02 coletâneas, vários DVDs e grande videografia.

Abraço e até a próxima!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here