05 Motivos para Acampar com Sua Igreja

Listamos 05 motivos para acampar com sua igreja e justificamos a razão dessa atividade ser um dos eventos gospels mais comuns nas igrejas cristãs. Confira!

PROPAGANDA

Acampamentos são comuns nas igrejas evangélicas, mas nem todas valorizam esse tipo de evento. Nesse texto vamos listar 05 motivos para acampar com sua igreja e mostrar que essa atividade pode ser muito importante para sua comunidade.

PROPAGANDA

Leia também: Acampamento de Carnaval – Aprenda a Organizar em 10 Passos!

Em muitas igrejas, os acampamentos gospels ocorrem durante o ano inteiro. Acampamentos de férias, durante o mês de julho. Os tradicionais acampamentos de carnaval, além dos acampamentos de casais, jovens e etc.

Acampar pode ser uma ótima experiência de aprendizado, mas para que ela seja boa é preciso saber como organizar um acampamento, dando a ele um propósito que seja compreendido e alcançado.

Vamos destacar nos 05 motivos para acampar quais são os grandes propósitos do acampamento evangélico, de forma que você possa compreender a importância deles na vida cristã e desejar coloca-los em prática na sua igreja. Acompanhe:

01 – Experiência comunitária

Muitos cristãos frequentam as igrejas e não convivem entre si. Por falta de tempo, mas também por não terem a chance de criar vínculos profundos, compartilhando experiências diárias simples, por exemplo.

A experiência comunitária que temos em nossas igrejas, portanto, muitas vezes se restringe ao templo. Não alcança questões do dia-a-dia, como demonstrado em Atos 2:42-47, onde o simples ato de comer junto e compartilhar dos mesmos objetos e espaços, fortaleciam as relações.

O acampamento evangélico nos proporciona um pouco da experiência comunitária descrita no livro de Atos. Começando pela divisão dos gastos, passando pela perseverança doutrinária dos cultos, orações, até a divisão dos talheres na hora de comer (risos).

Saber que está dividindo o mesmo espaço que o outro, incluindo até bens pessoais, tendo a oportunidade de aprender a compartilhar aspectos diferentes do que “somos” na vida comum, sem dúvida é uma dos grandes motivos para acampar com sua igreja.

02 – Criação de vínculos afetivos e intimidade

Em 1 João 4:20, temos a lição bíblica de que é impossível amar a Deus, a quem não vemos, se não amamos nosso irmão, a quem vemos. Todavia, como desenvolver um amor sem relação?

Como vimos no primeiro tópico, o acampamento cristão nos dá a oportunidade de conviver entre irmãos de maneira única, podendo conhecer uns aos outros como realmente somos dia-a-dia.

É possível amar um estranho, como demonstra a parábola do bom samaritano, mas esse amor é provado pela prática, como também comprova essa mesma parábola.

Quando nos relacionamos e passamos a nos conhecer melhor, criamos vínculos profundos, afetos, de forma que o amor existente como lição teórica, passa a ser praticado na maneira como convivemos uns com os outros.

Pela experiência da convivência “comum”, nos acampamentos pessoas que nunca se falavam, passam a falar. Maus entendidos são desfeitos, assim como as falsas impressões.

As amizades são fortalecidas, paixões são renovadas e novas relações construídas. E o melhor, quem não conhece a Cristo, no meio disso tudo, passa a conhecer justamente pela relação de amor uns com os outros.

Além de criar vínculos e intimidade profundos entre os irmãos da igreja, os acampamentos cristãos também servem como anunciação do evangelho pela forma como a igreja se relaciona em comunidade, assim como pelos cultos e estudos no local.

03 – A reflexão do isolamento

Acampamentos produzem a sensação de isolamento em relação à rotina do mundo, ao trabalho, família, amigos tradicionais, etc. Esse contexto favorece momentos de uma “solidão” diferente, onde o acampante pensa acerca de coisas que, em outras condições, não pensaria.

Observe que Jesus diversas vezes se retirava para orar reservadamente. (Lucas 5:16, Marcos 6:46, etc.), indicando a importância de se “retirar”, para dedicar algum tempo a uma reflexão distante da rotina. Não por acaso também chamamos os acampamentos de “retiro”.

No caso dos acampamentos evangélicos, a reflexão do isolamento não se trata de ficar sozinho, literalmente, mas distante da rotina comum do seu dia-a-dia, permitindo pela experiência do convívio em comunidade reflexões sobre sua própria vida por um ângulo diferente.

04 – Descanso para muitas famílias

Momentos de descanso, lazer e descontração em locais com boa infraestrutura, são raros na vida de muitas famílias, especialmente as mais humildes. Os acampamentos às vezes são as únicas oportunidades de “sair de casa” para um local diferente.

Ao proporcionar momentos de descanso através do acampamento, também falamos sobre Deus quando pensamos em fazer isso por amor. Quando momentos como esses servem para aliviar o estresse do dia-a-dia dos nossos irmãos.

Evidentemente, esse é um descanso diferente, onde há sempre um propósito, mas que também deve ser alcançado com “leveza”, procurando equilibrar situações de responsabilidade comunitária e descanso pessoal.

05 – Aprendizado através do lazer

As brincadeiras, jogos e atividades lúdicas de modo geral, como gincanas, cumprem uma função muito importante nos acampamentos evangélicos. Eles não apenas refletem a importância dos momentos de diversão, mas principalmente a qualidade das relações.

Assim como os jogos e brincadeiras são uma forma de linguagem e cumprem uma função cognitiva e motora durante o desenvolvimento infantil, na fase jovem e adulta, também, porém, com ênfases diferentes.

Pelas brincadeiras, de forma natural, estreitamos as relações, criamos afetos e até compartilhamos dificuldades. As brincadeiras são excelentes ferramentas de aprendizado acerca da convivência, onde aprendemos respeito, diferenças individuais, humildade e doação, por exemplo.

Portanto, não despreze essa importante etapa nos acampamentos da sua igreja. Estipule horários onde cada atividade possa ser feita com tempo e espaço suficiente, de maneira que o propósito do acampamento seja alcançado, sob aspectos diferentes, em cada uma delas.

Finalmente, esses foram os 05 motivos para acampar com sua igreja, considerando que todos devem atingir o propósito de levar as pessoas ao amadurecimento espiritual através do aprendizado, com ênfase na convivência, e o conhecimento de Cristo.

Abraço e até a próxima!

PROPAGANDA
PROPAGANDA

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here