3 textos para usar em reuniões de mulheres

Salmos 133 diz que é bom e agradável quando os irmão vivem em comunhão e, realmente é bom, não é verdade? Marcar aquela reunião com os amigos da Igreja, especialmente se tiver uma boa comida, ou em uma boa lanchonete.

Mas, tem momentos que a reunião, além de ter como propósito a comunhão, serve para trazer ensinamentos, direcionamentos e compartilhamento de experiências e testemunhos, de forma que, algumas vezes, homens e mulheres precisam ficar separados, até mesmo pelos temas abordados.

Mas, pra marcar essas reuniões são tantos os detalhes que precisam ser pensados, não é verdade? É o espaço, comida, pensar se todas as envolvidas foram convidadas e ainda tem a questão do texto bíblico e a reflexão dele e as músicas para o momento do louvor.

Mulheres
Foto: (reprodução/internet)

E na hora de marcar, você já teve aquele pequeno e leve sentimento de desespero e de estar perdido? Sem saber muito bem por onde começar? Isso é comum, calma.

Você é extremamente especial!

Infelizmente, tem um texto da Bíblia que é muito usado fora de contexto por muitos homens, como um pretexto, para terem a mulher quase como que uma empregada. É aquele texto em que Paulo diz que as mulheres devem ser submissas aos seus maridos.

ANÚNCIO

Abrindo um pequeno parêntesis sobre esse texto, é que a continuação dele diz que os maridos devem amar as esposas como Cristo amou a igreja. Ou seja, devem dar suas vidas para que as esposas tenham uma vida plena e em abundância!

Verdades bíblicas sobre o valor das mulheres

Mas, quando estudamos o contexto geral da Bíblia, há dois versículos em Provérbios que chamam a atenção. Um deles é Provérbios 31:10, que diz que o valor de uma mulher virtuosa é muito maior do que muitas jóias e Provérbios 14:01 diz que a mulher sábia edifica sua casa.

Infelizmente, a crise de identidade tem sido algo cada vez mais comum, tanto em homens como em mulheres. A reunião é uma ótima oportunidade para que isso seja tratado, essa questão da identidade.

Se você está a frente de uma reunião de mulheres, não permita que elas continuem pensando menos de si mesmas por mentiras ditas para elas. Lembre elas da verdade da palavra, de que elas são especiais, valiosas, mais do que qualquer jóia.

A história de Ester

Provavelmente, você já tenha ouvido a história de Ester, uma mulher muito bonita que foi escolhida pelo rei, para ser uma de suas esposas. Então, depois de um decreto real que determinava a morte dos hebreus, Ester chama o povo para um jejum e vai diante do rei Assuero.

Uma mulher conseguiu salvar toda uma nação e, quantas vezes não nos sentimos incapazes e pequenos demais para mudar uma situação, não é verdade? Imagina Ester que vivia em uma sociedade extremamente machista? Contudo, ela diz: “se perecer, pereci” e vai diante do rei.

Podemos extrair diversos ensinamentos da vida de Ester, como o poder do jejum. Mas, dois que podem ser tratados na reunião são a ousadia que Ester teve e de que uma mulher, ainda que as situações sejam adversas, pode salvar toda a nação!

Mulheres, um exemplo de fé

E o que dizer de Sara? Que em Hebreus 11 é lembrada por sua fé, que mesmo tendo a idade avançada, teve filho. Ou Ana, que clamou e, embora fosse estéril, engravidou e teve Samuel, aquele que viria a ungir Saul e Davi como reis de Israel.

Miriã, a irmã de Moisés, louvando e adorando… e são tantas outras mulheres que poderiam ser citadas, como verdadeiros exemplos de fé, de ousadia e de sabedoria! Até mesmo exemplos de como conduzir o povo, como Débora, uma das juízas no livro de Juízes.

De fato, homem e mulher precisam caminhar juntos, no sentido de que a mulher precisa ter a mesma missão que o homem, isso é, estar sob a missão dele, (eis o significado de ser submissa). Mas, que isso não seja usado para diminuir as mulheres de seu grupo.

ANÚNCIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here