Conheça 3 mulheres incríveis da bíblia

Sabe por que Deus criou primeiro o homem e depois a mulher? Primeiro se faz o rascunho, depois vem a obra prima! Brincadeiras a parte, Provérbio 31:10 diz “Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis”.

No decorrer da história bíblica, vemos diversas mulheres que marcaram a história, como aquela que lavou os pés de Jesus e os secou com seus cabelos, recebendo a promessa de que seria lembrada onde o evangelho fosse pregado (Marcos 14).

E o que dizer de Sara, Raabe, e Débora? Mulheres que fizeram a diferença e nos deixaram grandes lições e exemplos, de fé, coragem, determinação e tantas outras lições! Não é a toa que seus nomes estão escritos na Bíblia.

 

Mulher
Fonte: (reprodução/internet)

Então, vamos saber um pouco mais sobre a história dessas mulheres incríveis? Continue a leitura e seja edificado.

ANÚNCIO

Abraão, pai de multidões. Sara, a mãe! Lições da mulher de Abraão

A primeira vez que Sara aparece na Bíblia é no capítulo 11 de Gênesis, lá no finalzinho do capítulo, falando da linhagem. O capítulo 12 começa com aquela fala que se tornou até música do Fernandinho “sai de tua tenda, da casa de sua parentela…”.

Se você pegou para conferir, pode ter estranhado estar falando de Abrão e Sarai. Isso não é erro de digitação e nem são nomes diferentes, andando um pouco mais na história, lá no capítulo 17 você verá que eles tiveram seus nomes trocados.

E o que podemos aprender com Sara?

Uma das lições mais importantes que podemos tirar de Sara é a fé que ela possuía. Em Hebreus 11:11, ela é citada como uma heroína da fé. Se você acompanhar a história dela ao lado de Abraão, verá algo bem interessante: ela já possuía mais de 90 anos quando se tornou mãe.

Se atualmente, com tantos avanços medicinais, isso já é difícil de imaginar, imagina na época de Abraão? A vida de Sara nos mostra que, por mais que as situações estejam adversas e que não exista forças em nós mesmos, o poder do Senhor se aperfeiçoa em nossas fraquezas.

Raabe: a salvadora dos espias

A história de Raabe começa em Josué 2 e termina em Josué 6. Porém, ela ainda é citada diversas vezes no novo testamento, tanto como da linhagem de Jesus, como pela fé que ela possuía, até mesmo como uma das heroínas em Hebreus 11.

Ela foi uma meretriz da cidade de Jericó que creu no Deus dos hebreus a tal ponto que escondeu os espias em sua casa e os ajudou na fuga. Com isso, a casa dela foi poupada quando Josué conquistou a cidade de Jericó e ela se tornou parte do povo de Deus.

As lições deixadas por Raabe

Uma das lições mais importantes que podemos tirar da vida dessa mulher, que é citada na genealogia de Cristo, é sobre a graça do Pai. Como assim? Ela era uma meretriz, mas ficou marcada na história pela fé que teve.

Isso nos mostra que, embora possamos cometer muitos erros, não somos lembrados pelas nossas falhas (Isaias 43:25) e que a justificação vem pela fé. Ou seja, não importa as suas falhas, o Senhor não se lembrará de você pela seu erro, mas, pela sua identidade.

Romanos, do capítulo 1 ao 8, vai falar da natureza humana e do poder da justificação pela fé, não pelas atitudes. Vale a pena dar uma lida.

Débora: a juíza e profetisa que guiou o povo

Se você pensa que o empoderamento feminino é algo recente, um discurso feminista, está errado. Sabia que antes mesmo do primeiro rei ser ungido em Israel, o povo foi guiado, direcionado e governado por uma mulher?

A história de Débora começa em Juízes 4. Ela direcionava o povo sobre quais ações deveriam seguir, desde estratégias até a hora e o lugar onde deveriam agir.

Lição da vida de Débora

Débora nos mostra a importância de seguir o direcionamento do Senhor, como diz 2 Crônicas 20:20: “Creia nos profetas e prosperareis”. Esteja sempre atento ao que o Senhor está te direcionando.

Vale ressaltar dois pontos, o primeiro é que era uma sociedade extremamente machista e o Senhor levantou uma mulher. Muitas vezes Ele irá agir da forma mais improvável para te direcionar e falar com você.

O outro ponto é que, embora seja importante dar ouvido ao que está sendo dito, tenha sempre um pensamento bíblico, isso é, como Paulo diz em Gálatas. Se alguém disser algo que vai contra o que foi ensinado na Bíblia, ainda que seja um anjo, não deve ser ouvido.

ANÚNCIO