04 Dicas para Entrevista de Emprego

Selecionamos 04 dicas para entrevistas de emprego que vão te ajudar a conquistar a tão sonhada vaga de trabalho. Confira, comente e compartilhe!

A entrevista de emprego é um dos momentos mais importantes para quem deseja trabalhar.

Pensando nisso, listamos 04 dicas para entrevista de emprego que vão te ajudar a se destacar e, quem sabe, conseguir a tão desejada vaga de trabalho.

 

1º – Escolha uma roupa adequada

Perceba qual é o perfil da empresa contratante, se é social vá social, se é esportivo vá com traje esporte fino, procurando sempre compensar aquilo que em você pode ser um ponto negativo.

Homens, usem algo que induza seriedade e ao mesmo tempo modernidade e elegância, responsabilidade, equilíbrio.

ANÚNCIO

Mulheres, não abusem do decote e da maquiagem, usem cores suaves e discretas, mas com uma combinação alegre e feminina, própria para o ambiente e ocupação.

Não utilize perfumes fortes, mas de aroma suave, de preferência que só você possa sentir.

No geral, nunca esqueça que são suas competências que precisam ser destacadas durante a entrevista de emprego e não o estilo da sua roupa, cabelo, maquiagem ou perfume, etc.

2º – Controle o Nervosismo

Ansiedade é inevitável, mas controle-se e procure não demonstrar. Não fique fazendo perguntas “vazias”, de curioso, desinformado ou de quem esta insatisfeito, espreitando tudo e a todos. Isso demonstra insegurança e inquietação emocional;

Uma dica para ajudar a controlar sua ansiedade que funciona para alguns é segurar uma caneta, livro, pasta, onde você possa “focar” sua ansiedade, evitando que as mãos fiquem vazias e mexendo a todo instante.

3º – Fale claro e objetivo

Tanto em uma entrevista de emprego pessoal, como em grupo, fale claro e objetivo, sem rodeios ou colocações que denotem insegurança ou nervosismo, como:

“Tipo assim, é que…”

“Bem, veja bem, eu acho…”

“Eu pretendo, estou pensando…” etc.

Responda objetivamente e de forma afirmativa, fazendo ponte com suas qualidades. Sem gaguejar, imposte sua voz diante dos outros, ou seja; ressalte sua tonalidade com um bom ritmo e volume para que sua pessoa marque presença;

O momento da entrevista de emprego não é para brincadeiras importunas, comentários abstratos ou opiniões vagas. Você tem pouco tempo, seja o mais preciso possível.

4º – Tenha iniciativa

Demonstre iniciativa, raciocínio rápido, controle emocional, liderança, comprometimento e cooperatividade. Estas são qualidades fundamentais para a conquista de qualquer vaga de emprego, claro, aliadas ao seu conhecimento técnico.

Existem várias maneiras de demonstrá-las, por isso existem as famosas dinâmicas, que na verdade servem como “passarelas” para essas qualidades.

Na prática, sobre as dinâmicas para seleção de emprego, essas observações se aplicam na maioria dos casos:

a) Não deixe para o outro fazer aquilo que você pode fazer primeiro;

b) Pense rápido para prever ações e já ter as soluções;

c) Na pior ou melhor das hipóteses, essa é apenas uma de muitas situações que você poderá passar. Portanto, controle-se;

d) Ganhe o respeito e a confiança dos outros se quiser liderar;

e) O trabalho pode não ser sua vida, mas sua vida depende do trabalho, então se comprometa em fazer o seu melhor;

f) Uma empresa é feita por um corpo, antes e após você existem pessoas das quais você depende, portanto, coopere para o bem de todos, não sendo egoísta, mas colaborativo e com espírito de equipe, sempre!

Em geral essas são dicas para entrevistas de emprego que se aplicam mais a esfera comportamental, na abordagem e apresentação do candidato ao recrutador e em dinâmicas de grupo.

Pode não parecer para uns, mas esses “detalhes” fazem grande diferença, principalmente quando os critérios levados em consideração pelo avaliador são seguidos a risca.

Abraço e até a próxima!

ANÚNCIO