Como manter a constância em oração e leitura na palavra

Constância é uma palavra muito forte, pois não é algo simples e que todo mundo tem o tempo todo. Demanda de nós esforço e dedicação para que consigamos cumprir.

Ao sermos constantes, estamos conectados com Deus e, consequentemente, não existe nenhuma frieza espiritual. Pois como diria Einstein “o frio é apenas a ausência do calor” e neste caso calor é o nosso Pai.

Mas por que somos inconstantes? Muitas vezes nos frustamos, acontecem coisas ruins em nossa vida, ou simplesmente falamos que não estamos ouvindo a voz de Deus e vamos nos desanimando a ponto de não buscar mais a palavra e oração.

Fonte: (reprodução/internet)

Mas então, como manter essa constância? E qual é a importância ser constante na caminhada com Deus? É sobre isso que iremos falar um pouco mais.

Estamos nos alimentando?

Você está se alimentando bem, tomando água, comendo nutrientes? Como está seu preparo físico, como tem se sentido ultimamente? Calma, não é loucura e tem sim a ver com o que falaremos hoje.

ANÚNCIO

Acontece que muitas coisas se passam no nosso dia a dia e acabamos esquecendo de alimentar nosso espírito. Quando você fica alguns dias sem comer, seu corpo não começa a ficar fraco? E por que você acha que com seu espírito será diferente?

Constância
Foto: (reprodução/internet)

Pois é, Jesus já havia nos alertado quando estava pregando pelas cidades, em Mateus 4:4 Ele fala sobre o nosso alimento.

Pontos importantes da constância

E como falamos anteriormente, às vezes é difícil se manter constante com tantas coisas acontecendo. Mas é que estar distante de Deus talvez não ajude nada na resolução dessas coisas.

Ouvimos muitas pessoas dizendo que não conseguem ver Deus nas situações que estão passando, mas o que pode estar acontecendo é que estão ocupados ouvindo e falando de seus problemas que acabam deixando a voz de Deus de lado. Não que ele tenha parado de falar, mas você para de ouvir.

Como por exemplo quando seu amigo diz “ei, não vai para este lado, por aí tem um buraco”, mas você não escuta pois está ocupado mexendo em seu celular. Aí, do nada, acaba caindo no buraco e fica chateado por que seu amigo, bem atrás de você, não te avisou. Mas, na verdade, não foi isso que aconteceu.

Você tem prazer na palavra?

Em Salmos 1: 1-2 lemos que “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite…”.

E o que o Salmista quis dizer nesse texto? Talvez esse seja exatamente o segredo que todos deveríamos saber, não dá para sermos constantes se não tivermos prazer naquilo que estamos fazendo. Ninguém consegue fazer algo que não gosta por muito tempo.

É desgastante, desmotivador, chato e cansativo e Jesus nos ensinou muitas coisas, com sua própria vida. Ele, que era o filho de Deus e foi enviado sabendo que teríamos tentações, tirava seus momentos a sós com o Pai, fazia jejuns e isso o fortalecia.

Seja persistente

Então seja persistente, peça ajuda a Deus e faça a sua parte. Coloque a leitura bíblica como uma prioridade na sua vida, sacrifique coisas que tiram seu tempo e se apaixone pela palavra de Deus.

Alguns passos serão necessários e ,além de Deus, isso só vai funcionar se você decidir tomar algumas atitudes. No vídeo abaixo, a Alana, do canal Cristão Declarado, fala alguns passos que podem te ajudar nesse processo.

Lembre-se que o processo pode até ser demorado, mas será necessário! Não desista, com o nosso espírito fortalecido temos forças para vencer.

ANÚNCIO