Como registrar e legalizar uma igreja evangélica no Brasil

3

Nas últimas décadas o Brasil viveu um período onde houve um exagerado crescimento na quantidade de denominações evangélicas no país, o fenômeno chega a ser de certa forma agressivo, dado a facilidade de se registrar e legalizar uma igreja.

Mas, o centro da questão não é tão somente a quantidade, outrossim, a qualidade. É exacerbada a quantidade de líderes, pastores, bispos, apóstolos, donos de igreja, que criam uma nova denominação sem capacidade alguma de exercer o ministério de forma competente. Falta preparo, instrução, dissernimento, conhecimento bíblico, sobra ignorância, heresias e pessoas sendo conduzidas de forma irresponsável por um caminho que ao invés de manifestar a luz do evangelho, geram apenas dispersão, sem fundamento da fé, sem fundamento na Palavra. Essa falta de fundamentos acabam gerando novas dispersões e consequentemente a criação de novas igrejas, o que tem gerado uma reação em cadeia.

Criar uma nova denomiação não constitui algo maléfico, desde que feito de forma responsável, de forma lúcida, direcionada por Deus e se a denominação origina-se de outra, deve-se ser feira de forma pacífica, o que é extremamente raro. Infelizmente, a maioria das denominações criadas atualemtne são geradas de divergências dentro das igrejas, por vaidade ou mesmo por ganânica. Desta forma, os cristãos devem estar atentos a este fenômeno, pois ele pode ser tanto uma fonte de bênção como uma fonde de maldição.

Se você desejar saber como registrar uma igreja evangélica no Brasil, confira os seguintes passos:

 

Necessário oito membros no mínimo.
I – Conceitos e objetivos: Associação Sem Fins Lucrativos:

Associação é uma entidade de direito privado, dotada de personalidade jurídica e caracterizada pelo agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos e ideais comuns, sem finalidade lucrativa.

II – Características de uma Associação Sem Fins Lucrativos:

1. constitui a reunião de diversas pessoas para a obtenção de um fim ideal, podendo este ser alterado pelos associados;

2. ausência de finalidade lucrativa;

3. o patrimônio é constituído pelos associados ou membros;

4. reconhecimento de sua personalidade por parte da autoridade competente.
III – Roteiro para constituição e registro de associações:

1. elaboração e discussão do projeto e Estatuto Social;

2. assembléia Geral de constituição da Associação;

3. obtenção de inscrição na Receita Federal – CNPJ;

4. inscrição na Secretaria da Fazenda – Inscrição Estadual (se vender produtos);

5. registro da entidade no INSS;

6. registro na Prefeitura Municipal.

7. Documentos do Presidente e membros que assinam atas e estatutos social

(CPF, RG, Comprovante de Residencia.)

8. Contrato de Locação e respectivo IPTU

3 COMENTÁRIOS

  1. gostei do comentario sobre varias igrejas que estao se abrindo de gualquer jeito levando as pessoas ao conhecimento de um evangelho que nao vem do reino como o apostolo paulo falou (que seje anatema)

    • sim concordo: mais eu quero dizer que jeralmente quando uma pessoa iniçia um trabalho uma denominação pareçe que ele e o dono da obra.( a obra e do senhor) ele apenas teve a permissão do todo poderoso que e dono de tudo.ai quando outra pessoa iniçia tambem um trabalho um denominação.. aquele que iniçiou primeiro começa a falar mau da denominação do outro como se só ele tivesse o direito de criar uma denominação; eu quero dizer que isto e farisaismo,ipocrisia. deus da oportunidade pra quem ele quiser pois a obra e dele. ao invez de julgar o nosso proximo vamos julgar a nòz mesmos-olha vamos ter cuidado pois a questão e pessoal.

      • O Jurisvaldo Camilo é certamente um analfabeto, pois é impossível escrever um texto como este com tantos erros gramaticais sem ser um analfabeto.

  2. Humm!

    Todos os dias morrem pessoas nas orgias, Nao eh verdade?
    Todos os dias Matam pessoas nas boates não é? E mortes inesperadas tambem como incendios avalastadores matando centenas de pessoas, não é vero?
    Todos os dias as policias estao nas portas de traficantes e ate mesmo no que se diz, quartel do trafico, casas e mais casas sevindo de laboratorio de traficante, tudo para preparar a droga, e fazer que o seu filho ou filha venda nas ruas nos becos e se prostituem e etc..
    Abrir igreja, quem me dera se em cada lugar de boate, casa de prostituição, talvem a filha querida frequenta e gente nem fica sabendo, se em cada lugar desse abrissem uma igreja, um ponto nao de drogas ou de assaltos mas sim de pregação da palavra de DEus, teria-mos sim , um mundo mais temperado, a igreja é o sal da terra, e ainda esta faltado sal, ou igrejas.

    Me ajudem divulgar isso.
    Obrigado

  3. Para mim o primeiro passo para abrir uma igreja envolve a vontade de Deus

    Temos que ter em mente que todo líder é o exemplo do seu povo, então ele deve levar uma vida integra e repleta de bons testemunhos e alicerçada na palavra de Deus

    Penso que todo aquele que foi chamado por Deus para liderar a igreja é lhe dado um propósito e ele é movido por uma visão, então se você deseja abrir uma igreja é necessário ter um chamado de Deus, um propósito e uma visão definida vinda da parte de Deus

  4. BOM, EU SEI QUE A UNIVERSAL, É HOJE A IGREJA EVANGÉLICA QUE MAS CRESCI EM TODO O MUNDO, CONHEÇO VARIAS PESSOAS Q TIVERAM SUAS VIDAS TRANSFORMADAS.SE ELE É DE DEUS EU Ñ SEI, MAS QUE DEUS ATUA NA QUELE LUGAR ISSO ATUA.QUEM CRITICA Ñ TEM TEMPO DE VER QUALIDADE.

  5. Deus da oportunidade pra quem ele quiser, pois a obra e Dele. ao invés de julgar o nosso próximo, vamos julgar a nós mesmos. Olha vamos ter cuidado pois a questão e pessoal.
    Jurisvaldo camilo
    Gostei do comentário do amigo acima. Ao passar dos anos, antes do nascimento de Cristo muitos reis e lideres foram levantados, alguns com feitos gloriosos e outros nem tanto (ao nossos olhos),porém Deus continuou a levanta-los, e após o nascimento de Cristo continua até hoje a levantar novos lideres, para que assim o evangelho seja anunciado. Como nos tempos antes a Cristo… agora não aguardando o Messias prometido, mais sim o retorno Dele.

  6. a paz estejam com todos, venho através desta oportunidade agradecer a Deus por ter uma chance de compartilhar uma partícula de um comentário próprio? a palavra de Deus tem que ser levada a todos necessitados e hoje o que mais vermos é pessoas lutando pelo seu próprios objetivos deixo uma mensagem do coração de Deus…..Mateus 4:18 leiam e verás o que Deus quer conosco ass: evangelista Mario

  7. Sou um Pastor Mo¢ambicano, fundei uma Igreja, denominado Ministério Centro da Palavra, e estou no processo de registar. Sei que os requisitos nao sao todos iguais, uma vez que trata-se de dois Continentes e paises diferentes, mais como trata-se da causa do Senhor enfrentamos os mesmos desafios. Assim expresso a minha gratidao pela informacao que obtive.
    Deus abencoa
    Pastor Carlos Mauelele
    De Mocambique-Gaza-Chokwe

  8. quero registrar a Igrejá ,pode me mandar passo a passo o que devo fazer ,onde tenho que ir primeiro etc ,ela tem 2 anos e,só tenho convenção, sou da CADERBRÁS ,sou pastora [faço a obra de DEUS a 20 anos ou mas ] sou leiga em questão desse assunto ,pastoreio mas de 12 pessoas,a maioria Jovens e são estudante.minhas condições financeira é bem pequena, por favor me ajude ,,,tenho andado muito triste,pois gosto das minhas coisas certa.

    desculpe o desabafo.
    paz.

  9. quero registrar a igrejá ,pode me mandar passo a passo o que devo fazer ,onde tenho que ir primeiro etc ,ela tem 1 anos e esta na clandestinidade e isso não é legal ,,o pastor faz nada ,,,quando toco no assunto ,eles falam que não são o dono da igreja ,estou nesta igreja a 9 meses , sou leiga em questão desce assunto ,por favor me ajude ,,mandeme a resposta por e-mail regianemibs@gmail.com

  10. Olá, que Deus te abençoe aqui em Portugal temos várias famílias que se encontram em uma situação muito crítica sem hrrana e meios que lhe peço, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, para fazer uma doação de qualquer coisa que você deixar Deus abençoe afogamento
    e ter filhos que estão em uma fria sem dinheiro para comida

    Conta 0001 6961 0612
    NIB-0007 000 00016 9610612 23
    IBAN PT50 0007 000 00016 9610 612 23

    Sao Teotonio Hristo Asenov Raykov

DEIXE UMA RESPOSTA