Evangelizar faz parte de um ensinamento que Jesus deixou para nós. Ele saiu falando sobre a palavra de Deus por muitas cidades, pois tinha a missão que todos conhecessem o Pai e se arrependem-se dos maus caminhos.
Algumas pessoas usam vários fatores como desculpas para não levar o evangelho adiante. Coisas como idade, tempo, timidez… mas nós devemos parar de olhar para as adversidades e focar no nosso alvo principal que é levar o amor de Deus a outras pessoas.
Jesus começou a discutir sobre o evangelho com apenas 12 anos e a gente pode supor que, se Ele pudesse, teria começado antes. Mas Deus arrumou tudo para que no tempo certo as coisas fossem feitas.
Então, se um dos fatores que podem estar te impedindo de evangelizar é a vergonha, você precisa vencê-la. Para isso falaremos algumas coisas que podem te ajudar.
Não é sobre a pessoa, é sobre Jesus!
A primeira coisa que você precisa lembrar quando for evangelizar é que aquele é o momento para falar sobre Jesus, mas pode ser de uma forma natural. Sabe quando você está no ônibus e de repente vê comentando sobre o trânsito com alguém?
Pois é, você não pergunta o nome da pessoa, onde ela mora ou o que estava fazendo, simplesmente um diálogo começa e talvez essa seja a oportunidade perfeita para falar de Jesus. Você não precisa saber sobre a pessoa, porque não é sobre ela.
Então, por mais que pareça estranho conversar com alguém do nada, essa é uma maneira que pode te ajudar a não precisar andar pela rua e abordar alguém como se fosse uma entrevista de emprego. Traga Jesus para perto da pessoa, não faça como se Ele fosse distante e precisasse de uma cerimônia para falar sobre o Seu nome.
Ele espera por nós
Paulo, em Romanos 10:14, nos lembra que não tem como a humanidade conhecer a Deus se não há quem pregue, quem fale. Nós clamamos pela conversão de todos, pela volta de Jesus, mas o que estamos fazendo para que isso aconteça?
Caso você tenha muita vergonha de sair por ai pregando para quem não conhece, pense sempre o porquê de estar fazendo aquilo. Funciona como quando estamos apaixonados, por mais vergonhosos que sejamos, estamos disposto a fazer tudo pela pessoa, por amor.
Você é apaixonado pela palavra de Deus, pelo amor de Deus? Você entende esse amor? Este é o ponto, nós só pregamos e falamos com autoridade sobre aquilo que entendemos. Se você não estiver vivendo este amor, não será normal que queira sair falando dele.
E, quando entendemos e vivemos, queremos que pessoas saiam das condições que estão para viver algo bem melhor, este é o ponto.
Precisa ser um exercício diário
Mudar nosso hábitos e manias sempre é difícil. Se você sempre foi uma pessoa na sua e não tinha o costume de fazer amizades por ai, talvez encontrará dificuldade. Mas você precisa lutar contra a sua carne todos os dias.
Se até Jesus, que em João 6:38, nos fala que “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.”, por que nós queremos fazer a nossa vontade e acabamos sendo egoístas sem compartilhar a palavra com os que não a conhecem?
Então, não é sobre ter que pregar para multidões. Se este é o seu chamado e você se sente bem, tudo certo! É sobre o ide de Cristo. Talvez nem todos do corpo de Jesus tenham sido chamados para liderar grandes multidões, mas todos foram chamados para ensinar as nações e isso sim vai depender de você.
“Deus não escolhe os capacitados…”
Essa é uma frase muito conhecida: “Deus não escolhe os capacitados, mas ele capacita aqueles que são escolhidos”. Por mais que ela não esteja na Bíblia, é assim que acontece. Deus usou Moisés para guiar uma nação e ele era gago. Então, não se preocupe com a capacitação, ela vem dos céus.
Faça a sua parte que, certamente, Ele fará a dele! Leia a palavra, faça seu devocional, jejum e deixe com que Ele te use.