Como vencer a vergonha de evangelizar

Evangelizar faz parte de um ensinamento que Jesus deixou para nós. Ele saiu falando sobre a palavra de Deus por muitas cidades, pois tinha a missão que todos conhecessem o Pai e se arrependem-se dos maus caminhos.

Algumas pessoas usam vários fatores como desculpas para não levar o evangelho adiante. Coisas como idade, tempo, timidez… mas nós devemos parar de olhar para as adversidades e focar no nosso alvo principal que é levar o amor de Deus a outras pessoas.

Jesus começou a discutir sobre o evangelho com apenas 12 anos e a gente pode supor que, se Ele pudesse, teria começado antes. Mas Deus arrumou tudo para que no tempo certo as coisas fossem feitas.

evangelizar
Fonte: (Reprodução/internet)

Então, se um dos fatores que podem estar te impedindo de evangelizar é a vergonha, você precisa vencê-la. Para isso falaremos algumas coisas que podem te ajudar.

Não é sobre a pessoa, é sobre Jesus!

A primeira coisa que você precisa lembrar quando for evangelizar é que aquele é o momento para falar sobre Jesus, mas pode ser de uma forma natural. Sabe quando você está no ônibus e de repente vê comentando sobre o trânsito com alguém?

ANÚNCIO

Pois é, você não pergunta o nome da pessoa, onde ela mora ou o que estava fazendo, simplesmente um diálogo começa e talvez essa seja a oportunidade perfeita para falar de Jesus. Você não precisa saber sobre a pessoa, porque não é sobre ela.

Então, por mais que pareça estranho conversar com alguém do nada, essa é uma maneira que pode te ajudar a não precisar andar pela rua e abordar alguém como se fosse uma entrevista de emprego. Traga Jesus para perto da pessoa, não faça como se Ele fosse distante e precisasse de uma cerimônia para falar sobre o Seu nome.

Ele espera por nós

Paulo, em Romanos 10:14, nos lembra que não tem como a humanidade conhecer a Deus se não há quem pregue, quem fale. Nós clamamos pela conversão de todos, pela volta de Jesus, mas o que estamos fazendo para que isso aconteça?

Caso você tenha muita vergonha de sair por ai pregando para quem não conhece, pense sempre o porquê de estar fazendo aquilo. Funciona como quando estamos apaixonados, por mais vergonhosos que sejamos, estamos disposto a fazer tudo pela pessoa, por amor.

Você é apaixonado pela palavra de Deus, pelo amor de Deus? Você entende esse amor? Este é o ponto, nós só pregamos e falamos com autoridade sobre aquilo que entendemos. Se você não estiver vivendo este amor, não será normal que queira sair falando dele.

E, quando entendemos e vivemos, queremos que pessoas saiam das condições que estão para viver algo bem melhor, este é o ponto.

Precisa ser um exercício diário

Mudar nosso hábitos e manias sempre é difícil. Se você sempre foi uma pessoa na sua e não tinha o costume de fazer amizades por ai, talvez encontrará dificuldade. Mas você precisa lutar contra a sua carne todos os dias.

Se até Jesus, que em João 6:38, nos fala que “Porque eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou.”, por que nós queremos fazer a nossa vontade e acabamos sendo egoístas sem compartilhar a palavra com os que não a conhecem?

evangelizar
Fonte: (reprodução/internet)

Então, não é sobre ter que pregar para multidões. Se este é o seu chamado e você se sente bem, tudo certo! É sobre o ide de Cristo. Talvez nem todos do corpo de Jesus tenham sido chamados para liderar grandes multidões, mas todos foram chamados para ensinar as nações e isso sim vai depender de você.

“Deus não escolhe os capacitados…”

Essa é uma frase muito conhecida: “Deus não escolhe os capacitados, mas ele capacita aqueles que são escolhidos”. Por mais que ela não esteja na Bíblia, é assim que acontece. Deus usou Moisés para guiar uma nação e ele era gago. Então, não se preocupe com a capacitação, ela vem dos céus.

Faça a sua parte que, certamente, Ele fará a dele! Leia a palavra, faça seu devocional, jejum e deixe com que Ele te use.

ANÚNCIO