Festa junina gospel – o que é

1

Esta época do ano é comum em todo o Brasil a comemoração das Festas Juninas. As festas juninas são em sua essência multiculturais, mas, o formato celebrado no Brasil tem origem nas festas dos santos populares em Portugal, que representam os mesmo padroeiros celebrados tradicionalmente no Brasil, santo Antônio, S. João, S. Pedro, S. Paulo… Não obstante terem elementos oriundos do catolicismo, há outros simbolismos dessas festas por vezes desconhecidos até mesmo por quem a celebram.

Sob o aspecto histórico, as festas juninas têm origem no paganismo, na realidade, antes de ser “cristianizada” na Idade Média como festa de São João, ela era a celebração do solstício de verão. Um dos simbolismos desta festa que ainda sobrevivem até os dias atuais é a tradicional fogueira. Já os mastros têm origem desde as celebrações pagãs até o catolicismo português, onde representam os santos populares, no Brasil, os padroeiros.

A dança típica das festas juninas é chamada de “quadrilha”, nome originado de uma dança francesa do início do século XIX. As festas juninas ainda são compostas por simpatias, sortes e as chamadas adivinhas para santo Antônio, envolvendo ritos e superstições.

No Brasil tem sido comum igrejas evangélicas comemorarem festas juninas, e muitas vezes com as mesmas formas de celebração, utilizando os mesmos simbolismos e ritos. Colocamos aqui algumas informações a fim de elucidar mais aos cristãos sobre a origem da festa, sobre o seu significado. Como sabemos, nós fomos chamados para influenciar a cultura, para fazer diferença no meio do mundo, sermos sal e luz! Cabe a nós sabermos discernir qual o limite entre a sabedoria e a insensatez.

 

Shopping

1 COMENTÁRIO

  1. Sou nova na fé…. e desde que me aceitei Jesus algumas coisas eu tirei do meu calendario, principalmente o que envolve adoração a santos e talismãs, embora é bem verdade que outras coisas ainda pairam sobre mim… no qual luto para deixar… mas eu sou contra festa junina gospel, carnaval de Jesus e outros verbetes que imitam as coisas mundanas disfarçadas com o nome de Deus…. como se fossem pra Ele receber…. entendem

  2. O importante é o que esta dentro de voce , a Adoracao que voce dar , nao importa a festa que voce quiser , porque se for pra adorar a outros santos eu festa posso fazer isso em qualquer lugar . O importante é eu ter dentro de mim a conciencia de que estarei adorando ao meu Deus e só a ele , nao importa o lugar ou a festa !

  3. É bem verdade que algumas Igrejas evangélicas fazem festas juninas de um modo bem parecido com o realizado pelos católicos, colégios, entre outros…
    Mas, conheço Igrejas que realizam um culto, geralmente no domingo anterior ao São João, com a finalidade de ganhar almas para Jesus. Usam títulos, como: “Sem João, com Cristo, Arraial Cristão”, fazem apresentações teatrais e de dança, com músicas no estilo nordestino, mas sem nenhum apelo a idolatria de santos. Esses cultos ou festas dão muitos frutos para o Reino dos Céus.
    Desde que sejam feitas com oração e jejum, creio que essas festas ou cultos não estejam errados, nesse caso, exclusivamente.

  4. Só que eu sou a favor .. O próprio Apóstolo Paulo “Me fiz como ele pra afim de poder ganhar eles” ou seja não eh q vc vai adorar a santo e tal e sim… Se colocar no lugar deles..vc não fala pra quem fumo..para de fumar e ande comigo…o certo eh Venha como estais e vc como Jah tm o caráter de Cristo forma esse caráter na vida do próximo …a igreja aonde eu sou faz esse tipo d evento .. E ganhamos pessoas .. E não só consolidamos e vir formamos elas cm o caráter de Cristo lhe ensinando as escrituras e tudo que Deus eh# bom eu gosto e não vejo nenhum mau#

DEIXE UMA RESPOSTA