Livro contra a “Ideolatria Cristã”: Visões e Ilusões Políticas – David Koyzis

0

Sem dúvida alguma, um dos livros mais citados e lidos no meio cristão, por teólogos e cristãos em geral, preocupados com a chamada “ideolatria cristã“. Visões e Ilusões Políticas é um livro que analisa, segundo a perspectiva cristã, as ideologias contemporâneas.

No Brasil dos últimos anos, mais do que nunca temos discutido ideologias em evidência na sociedade moderna, de forma que a igreja cristã tem sido afetada, positiva ou negativamente, por grande parte delas.

Conhecer as origens e os fundamentos que fizeram surgir tais ideologias e como elas se converteram em ideolatria é crucial para quem deseja saber se posicionar, de forma coerente, e segundo os princípios bíblicos, nas mais diversas situações, especialmente naquelas que tocam temas bíblicos, como justiça social, educação, casamento e família.

David Koyzis, autor do livro, aborda de forma muito interessante o conceito de ideologia. Para ele a ideologia é, também, uma forma de idolatria, devendo por isso ser evitada pelo cristão quando isto se sobrepõe a Verdade bíblica. Segundo o autor:

“Mesmo pessoas que supostamente creem em Deus servem de fato a ídolos como o sucesso financeiro, o prestígio social ou o poder político. A idolatria nesse segundo sentido do termo é tão sutil e impalpável que é difícil reconhecê-la como tal. Mas é nesse tipo de idolatria que a ideologia tem sua raiz.”

David Koyzis, autor do livro Visões e Ilusões Políticas
David Koyzis, autor do livro que analisa, segundo a perspectiva cristã, as principais ideologias políticas contemporâneas.

Koyzis é doutor em Filosofia pela Universidade de Notre Dame e atua como professor de Ciência Política na Redeemer University College, no Canadá, onde ensina desde 1987. Recentemente esteve no Brasil para a “Conferência Ideolatria“, realizada pelo L’Abri Brasil e Movimento Mosaico, durante 14 e 16 de outubro desse ano, em Goiânia, GO.

Dado a importância do tema perante nosso contexto atual, esse é mais um dos livros que não podem faltar em sua biblioteca particular. Apenas para você ter uma noção, a obra aborda ao longo do texto, temas como ideologia, religião e idolatria; liberalismo; conservadorismo; nacionalismo; socialismo; democracia, dentre outros.

Sempre tendo como fundamento a perspectiva cristã, Koysis analisa esses e outros assuntos, tais como formas de transcender as ideologias e alternativas não ideológicas, bem como a função do Estado e sua missão, oferecendo ao leitor uma compreensão mais abrangente desses temas, para além dos rótulos cultuais tradicionalmente estabelecidos.

Por fim, o livro, com 349 páginas,  pode ser adquirido nas principais livrarias cristãs e o autor pode ser contactado, também, pelo Facebook, onde está sempre publicando e se comunicando com seus leitores.

Abraço e até a próxima!


DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here