A “unção do riso” é supostamente oriunda na América do Norte e é algo que há tempos está presente no meio neo-pentecostal (movimento que também surgiu em um país note americano) e também em igrejas brasileiras. Segundo os que defendem teologicamente esse tipo de manifestação, o fundamento consiste no derramar do Espírito sobre a vida das pessoas, que imediatamente é revestida de grande alegria que a levariam a movimentos corpóreos, gestos, danças, e principalmente ao riso descontrolado. A “unção do riso” também é conhecida como “bênção de Toronto”, o nome foi associado ao local onde o fenômeno supostamente teria ocorrido pela primeira vez, na cidade de Toronto no Canadá.
Uma das fundamentações bíblicas para a “unção do riso” está no livro de Salmos, no Sl 45:7, onde cita o “óleo da alegria”, e também no Sl 126:2 que diz: “Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo…”. Embora haja esta defesa com base teológica, muitos são críticos à prática ou ao fenômeno como também é considerado. Alguns chegam a colocar em cheque se a origem das manifestações seria ou não de Deus.
Um dos pastores adeptos à “unção do riso” foi o americano Kenneth Hagin (falecido em 2003), o também criador da conhecida teologia da prosperidade. Confira o vídeo de uma de suas pregações onde há a manifestação da “unção do riso”. Já um dos que sempre foram contra a estas manifestações foi o Pr. David Wilkerson, que faleceu no dia 27 de abril deste ano em um acidente automobilístico. Wilkerson ficou mundialmente conhecido como autor do best-seller “A cruz e o punhal”.
Confira os vídeos:
http://www.youtube.com/watch?v=_sE7IiDPN4o