Unção dos quatro seres – Bíblia e o que é

Nos últimos anos o meio evangélico tem presenciado o surgimento de algumas práticas no que diz respeito aos ritos e formas de culto, é comum ouvir termos como “Adoração Extravagante”, “Adoração Profética”, dentre outras, esses termos geralmente evidenciam uma forma diferente de adorar a Deus, o que reflete muitas vezes em ritos bastante incomuns. A unção dos quatro seres viventes é um exemplo dessas práticas, sua interpretação é baseada em Apocalipse 4.7, que diz: “E havia diante do trono como que um mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por detrás. E o primeiro animal era semelhante a um leão, e o segundo animal semelhante a um bezerro, e tinha o terceiro animal o rosto como de homem, e o quarto animal era semelhante a uma águia voando.”.

Embora a passagem bíblica se refira a quatro seres, leão, bezerro, homem e águia, não há menção alguma sobre a referida unção, assim como não há em nenhuma passagem bíblica o fato de alguém que a tivesse recebido. Observa-se que no capítulo 4, versículo 8 de Apocalipse  os que seres viventes dizem: “Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, Todo- poderoso, que era, que é, e que há de vir”.

As pessoas que acreditam na “unção dos quatro seres” dizem que quem está cheio do Espírito Santo recebe essa unção e começa a agir como os animais citados no texto, ou seja; rugir, andar de quatro, pular e até mesmo chorar compulsivamente, levando a pessoa a um quebrantamento e conseqüentemente uma aproximação a Deus.

Acreditando ou não devemos sempre ter em mente o que Deus deseja que façamos para que o nome Dele seja exaltado e não o nosso. Romanos 12: 1 nos exorta a prestarmos a Deus um culto racional. É imprescindível a todo cristão estar atento, e acima de tudo examinar as Escrituras a fim de exercer uma fé embasada na Palavra de Deus.

ANÚNCIO