Versículos para pregações sobre enfermidades

Lamentações 3 diz para trazer à memória aquilo que nos dá esperança, e nada melhor que pregações para nos lembrar das verdades bíblicas e nos trazer essa esperança, não é verdade? Mas, quais versículos usar para tratar de enfermidades?

Salmos 119 diz “lâmpada para os os meus pés é a tua palavra, luz para os meus caminhos”, o que nos mostra que a palavra é uma lâmpada que ilumina e mostra o caminho que devemos andar, João 1 diz que Jesus é a luz dos homens, Ele é a palavra que se fez carne.

Oseias diz que o povo perece por falta de conhecimento, ou seja, muitas vezes caminhamos em lugares escuros e perecemos, no medo e na angústia, por não darmos ouvido às palavras dEle, as verdades que estão sendo proclamadas por séculos.

Fonte (Reprodução/internet)

 

Como 2 Coríntios 10 diz, nossas armas são poderosas para destruir toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus e, como Jesus diz em João 17, a vida eterna é que conheçamos a Deus e a Ele. Como pregador, como levar as verdades bíblicas para a igreja?

ANÚNCIO

Versículos que trazem paz em meio às enfermidades

Em Lucas 8, vemos uma história bem conhecida, a mulher com fluxo de sangue. A bíblia relata que ela sofria com o fluxo de sangue há 12 anos e que havia gasto tudo o que possuía, indo em médicos, procurando uma cura, uma solução para o seu mal.

Mas, a história da mulher com o fluxo de sangue acontece no meio do caminho de outra história bem interessante também, Jairo, um príncipe da sinagoga vai à Jesus pedindo socorro, pois a sua filha de 12 anos estava muito doente, quase morrendo.

Então, enquanto Jesus estava indo com Jairo até sua casa, acontece a história da mulher com fluxo de sangue, nesse meio tempo a filha de Jairo morre. Jesus diz para que ele tivesse bom ânimo, e, ao chegar na casa de Jairo, Jesus é ridicularizado por dizer que a menina estava dormindo. Nem precisa dizer que a menina ressuscitou né?

Algumas lições que podemos ver

Nesse trecho, vemos dois casos que estavam como que perdidos pela ciência, uma mulher que sofria do mesmo mal por 12 anos e nenhum médico pôde resolver, e uma menina que não havia aguentado a doença e estava morta, contudo, em Jesus houve cura e ressurreição.

Sobre a mulher com fluxo de sangue, em Levítico 15, a lei judaica determina que a mulher, enquanto estivesse com fluxo de sangue, deveria ficar reclusa e, tudo o que ela tocasse, ficaria impuro. Aquela mulher que enfrentou a multidão para tocar em Cristo estava correndo o risco de morrer apedrejada, por desrespeitar a lei judaica.

E o que dizer de Jairo? Príncipe da sinagoga que estava perseguindo Jesus e buscando uma forma de matá-lo. Enfim, não importa qual a enfermidade, ou o tempo que se está sofrendo com ela, nem mesmo quais barreiras terá que transpor. Em Cristo há cura e vida!

Não se contente com “esmolas”!

Em Atos 3, depois de serem batizados com o Espírito Santo, vemos Pedro e João indo ao templo para orar, quando chegam na porta do templo há um homem paralítico que era levado para aquele lugar todos os dias, desde o seu nascimento e ficava pedindo esmola.

Aquele homem pede esmola aos discípulos, Pedro olha para ele e diz “não tenho ouro nem prata, mas o que tenho te dou. Em nome de Jesus Cristo de Nazaré, levanta e anda!” o homem levanta e entra com eles no templo, louvando e adorando à Deus.

Lições aprendidas

Em algumas ocasiões podemos ver Jesus no templo de Jerusalém, como quando ele derruba as mercadorias. E aquele homem era levado para a porta do templo todos os dias desde seu nascimento, a bíblia não relata, mas, podemos supor que ele viu Jesus passando ali.

Contudo, ele só recebeu a cura depois da ressurreição, em um momento em que Cristo nem estava mais presente. Um motivo possível para isso, é que aquele homem estava ali sempre pedindo esmolas, mesmo quando Pedro o chama, ele olha esperando receber dinheiro.

João 1 diz que todos que creram nEle, receberam o dom de serem feitos filhos de Deus, ou seja, você é um filho de Deus, não se contente com esmolas! Ele tem poder para curar toda e qualquer enfermidade, muitas vezes não recebemos a cura por nos contentarmos com esmolas.

Cristo já levou sobre si as nossas dores e as nossas enfermidades!

Por fim, Isaías 53 diz que Jesus levou sobre si as nossas dores e nossas enfermidades sobre si na cruz do calvário. A vitória contra as enfermidades já nos foi dada há 2000 anos atrás, quando Jesus bradou “está consumado”.

Não importa qual seja a doença, a cura já foi liberada com o derramar do sangue de Cristo, declare a cura! Tiago 5:15 diz que a oração da fé salvará o doente!

ANÚNCIO