Jejum de Daniel: conheça um aplicativo para te acompanhar

Você foi ao The Send? Sabia que quando Lou Engle começou o “The Call” o intuito dele era chamar o corpo de Cristo, a Igreja, a um jejum seguindo os padrões e parâmetros bíblicos?

Na hora do jejum, não esqueça a recomendação que Jesus deixou em Mateus 6 de que, quando você for jejuar, não é para sair espalhando a notícia para todo mundo. Pelo contrário, lave seu rosto para que ninguém perceba seu jejum.

Esse é um assunto muito abordado nas igrejas, especialmente alguns específicos como o de Daniel. Inclusive, esse é um muito utilizado em campanhas, viradas de ano e quando a Igreja está unida em um propósito específico.

Jejum de Daniel
Fonte: (reprodução/internet)

Já aconteceu com você de sair com seus amigos para comer e, depois que o hambúrguer está na metade, lembrar que estava em um jejum? Que tal um aplicativo para não passar mais por isso? Confira a seguir.

O que é jejuar: entenda o princípio

De fato, o jejum é algo importante e citado diversas vezes na Bíblia. Quando os discípulos tentam libertar um garoto e não conseguem, eles perguntam a Jesus o motivo deles não terem conseguido.

ANÚNCIO

Jesus responde que eles tinham pouca fé e de que havia castas de demônio saem apenas com jejum e oração (Mateus 17). Antes mesmo de iniciar seu ministério, Jesus, foi ao deserto onde jejuou por 40 dias e 40 noites, antes de ser tentado pelo diabo.

Contudo, ainda mais importante que o jejum é o seu dia a dia. Em Amós 5, podemos perceber o coração do Pai muito mais preocupado em que houvesse justiça e retidão do que as festas e sacrifícios. Ou seja, ainda que faça um jejum de 40 dias, sem uma conduta de vida que reflita o coração do Pai, sem amor, não vale nada (1 Coríntios 13).

Caso queira, você pode ver um pouco mais sobre jejum com Douglas Gonçalves do Jesus Copy aqui em baixo.

Jejum de Daniel

Provavelmente, você já ouviu alguém falar do jejum de Daniel. Mas, conhece a história por trás desse jejum e qual a base bíblica dele? A referência está em Daniel 10. Mas, vamos voltar um pouco, antes de falar do propósito, vamos falar do porquê ele surgiu.

Um pouco do contexto histórico

Por consequência de seus erros e pecados, o povo foi dominado pelos babilônios sob o regime do rei Nabucodonosor. Nabucodonosor, então, mandou separar jovens de destaque no meio do povo hebreu. Daniel e seus amigos Hananias, Misael e Azarias faziam parte desses jovens escolhidos.

Eles viveriam no palácio e serviriam a corte por um tempo até que, depois, ficariam na presença do rei. Como eles viveriam no palácio, comeriam da comida do palácio, ou seja, as melhores comidas do reino, na época.

E então surge o famoso jejum de Daniel. Quando os servos do rei trouxeram aquilo que seria a refeição de Daniel, ele se nega a comer, dizendo que não iria se corromper com as comidas do palácio. Então, pede para o chefe dos eunucos que isso fosse possível

No começo, o chefe dos eunucos ficou com medo de que, por não comer daquelas comidas, Daniel e seus amigos acabassem ficando mais fracos que os outros jovens e fez o teste por 10 dias.

Depois desse prazo Daniel, Hananias, Misael e Azarias estavam ainda mais fortes que os outros jovens. Então, passaram a se alimentar apenas de legumes, sendo fiéis ao propósito de não se contaminarem com a cultura dos babilônios.

Por que 21 dias?

Para saber o motivo das igrejas aplicarem o jejum de Daniel por 21 dias, terá que avançar um pouco mais na história. Lá no capítulo 10 de Daniel, ele estava em oração por um propósito e, depois de dias ele recebeu a resposta de um anjo.

O anjo chega falando que já estava tentando entregar a benção para Daniel desde o primeiro dia que Daniel colocou em seu coração o pedido. Contudo, o príncipe da Pérsia havia se levantado contra ele, e que havia batalhado por 21 dias até que Miguel veio ajudá-lo.

Aplicativo para acompanhar nos 21 dias

E para te ajudar com o jejum, um aplicativo que pode te ajudar bastante é o 21 dias com Deus. Ele irá te mandar, por 21 dias, devocionais e passagens bíblicas, proporcionando momentos de momentos devocionais e ajudando a lembrar do seu propósito.

ANÚNCIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here