Tempestade: lugar de crescimento e de intimidade

Já passou por alguma situação que ficou meio sem entender o que estava acontecendo e, quem sabe, teve vontade de fugir para longe e não ver ninguém nunca mais? Foi exatamente o que Elias passou quando Jezabel ameaçou matá-lo em 1 Reis 18.

O curioso desta passagem é que Elias havia acabado de desafiar todos os profetas de Baal, viu o fogo descendo do céu e consumindo até a água que estava no sacrifício. Mas, ainda assim, teve medo da ameaça de Jezabel e se sentiu totalmente sozinho e desamparado.

Quantas vezes, em meio a uma tempestade não acabamos esquecendo dos feitos que já vimos os Senhor realizar em nós e através de nós e acabamos cedendo à um sentimento de abandono, medo e desesperança?

Tempestade
Fonte: (reprodução/internet)

Bem, no mundo temos aflições, as tempestades nos alcançam, mas, tenha ânimo! Cristo já venceu e te entregou a vitória.

1ª Tempestade: Deus se importa sim!

Em Mateus 8 Jesus fez diversos milagres e contou diversas parábolas, levando ensinamentos sobre o Reino. Então, Jesus os chamou para o outro lado do mar e no meio do mar começa uma tempestade. Enquanto os discípulos estavam desesperados… Jesus dormia.

ANÚNCIO

Qual foi a reação dos discípulos ao verem Jesus dormindo no meio da tempestade? Um pensamento de que Ele não se importava! Eles então O acordam, Jesus os chama de incrédulos e acalma a tempestade.

Quantas vezes não passamos por situações parecidas? Vemos o Senhor agindo e realizando milagres em uma multidão ao nosso redor. Contudo, quando se trata da nossa tempestade, a sensação que temos é que Ele não se importa e que vamos perecer.

2ª Tempestade: Ele não se esqueceu!

6 capítulos depois de Jesus acalmar a tempestade, em Mateus 14, vemos a multiplicação dos pães. Depois de ter multiplicado os pães, Jesus ordena que seus discípulos fossem para o outro lado do mar, enquanto Ele ia orar.

Os discípulos obedecem e vão. No meio do caminho, eles passam por uma tempestade e, enquanto na primeira Jesus dormia no barco, nessa Ele nem está presente na embarcação. A Bíblia não diz qual foi o pensamento e sentimento deles neste momento, contudo, qual seria o seu pensamento?

Você não está sozinho

E, quantas vezes não passamos por tempestades que parecem que estamos sozinhos? Mas, no meio da noite, eles veem Jesus vindo sobre as águas. Pedro questiona: “se é o Senhor, me manda ir ter contigo”, Jesus o chama.

Pedro, então, anda sobre as águas até que começa a focar na tempestade e, com isso, começa a afundar. Jesus o segura, entra no barco e acalma a tempestade.

Qual lição podemos tirar disso tudo?

Com a fala de Jesus na primeira tempestade, percebemos que o pensamento que Ele não se importa é consequência de uma falta de fé. Mas, a reação do mestre foi acalmar a tempestade. A tempestade não veio para que os discípulos viessem a perecer.

Com as tempestades, os discípulos conheceram mais da natureza de Cristo e mais do Seu poder. Eles conheciam o Jesus que curava os enfermos e expulsava demônios, na tempestade conheceram o Jesus que acalma a tempestade.

Eles conheciam o Cristo que multiplicava os pães, precisavam conhecer o Cristo que andava sobre as águas e, mais ainda, os chamava para andar com ele! Outro ponto é que, enquanto Pedro estava focado em Cristo, andou sobre as águas, quando foca na tempestade, afunda.

Conclusão

Em nenhuma das duas tempestades, os discípulos estavam em desobediência e/ou pecado, em ambas eles estavam fazendo exatamente o que Cristo havia mandado. Quantas vezes não somos pegos por uma tempestade, mesmo fazendo exatamente o que o Pai mandou?

Mas, nenhum desses dois momentos vieram para parar ou acabar com os discípulos, e sim para que eles alcançassem um novo nível de intimidade e de conhecimento sobre quem Cristo era e do Seu poder!

Deus se importa com você

As tempestades não vêm para te parar, mas para que você possa conhecer mais sobre Ele, e ainda o chamar para viver o sobrenatural. Mas, lembre-se: enquanto Pedro focou em Cristo, andou sobre as águas e viveu o sobrenatural, focado na tempestade ele afundou.

Seu foco determina aquilo que você está vivendo! A fé vem pelo ouvir, aquilo que você acredita é determinado pelo que você ouve. Ouça a voz do mestre e acredite, Ele se importa, Ele não se esqueceu e nem te abandonou! (Isaías 49:15).

ANÚNCIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here