3 parábolas para contar na salinha das crianças

Já sabe qual parábola contar na salinha das crianças domingo? São tantas histórias lindas que a Bíblia nos trás e tantos ensinamentos! Alguns bem profundos que tratam de questões existenciais, outras, questões simples do dia a dia e de como tratar o próximo.

E tratar essas histórias com as crianças nem sempre é uma missão simples e fácil, concorda? Mas, há diversas histórias e parábolas que podem ser contadas e, muitas delas, tratam de questões mais profundas. No entanto, possuem aspectos mais simples a ser tratados.

Ah, além das historinhas e da aula, as musiquinhas podem ajudar bastante. Para te auxiliar com essa parte das músicas, você pode dar uma olhada no canal do YouTube “3 Palavrinhas”. Lá tem diversas músicas e vídeos com músicas infantis, incluindo alguns clássicos.

Parábola Criança
Foto: (reprodução/internet)

Então, está precisando de umas dicas do que contar para as crianças? Continue a leitura e confira como melhorar a sua didática com parábolas.

Parábola do filho pródigo

Esta é uma das parábolas mais conhecidas dos evangelhos. a história dela está em Lucas 15 e começa com Jesus sendo criticado pelos fariseus e escribas, por estar comendo com pecadores. Então, Cristo conta três histórias.

ANÚNCIO

Ele começa com a história das 100 ovelhas, na qual uma se perde e o pastor deixa as 99 e vai atrás daquela que estava perdida. Depois, Jesus continua com a história da Dracma, que é perdida dentro da casa e a mulher a procura até que a encontra e faz uma festa.

Por fim, ele termina contando a história do filho pródigo, que é quando um filho caçula que pede a sua parte da herança, sai para viver “curtindo a vida adoidado”. Depois de perder tudo, desejar a comida dos porcos e tendo até isso negado, volta para a casa do Pai e é recebido com festa, exceto pelo irmão mais velho.

Lições da parábola

Essa parábola traz diversos ensinamentos. Quando Jesus começa com a ovelha, ele está falando de alguém que se perdeu fora da casa. Pode até saber que está perdido, mas não sabe voltar, precisa do pastor indo atrás, o que reflete as pessoas perdidas fora da Igreja.

Depois passa para a Dracma, que se perdeu dentro da casa. A história simboliza aqueles que, muitas vezes, se perdem dentro da Igreja e nem sabem que estão perdidas. Este era o caso de muitos dos fariseus e escribas.

Por fim, tem a história do filho pródigo, aquele se perde fora e precisa voltar para a casa. Da mesma forma, tem o filho mais velho, que, embora não tenha saído de casa, não soube aproveitar a comunhão com o Pai e nem o que tinha.

Ensinando as crianças

Contudo, muito disso é meio complicado de se tratar com crianças, especialmente se forem pequenas. Contudo, ao contar a parábola para elas, você poderá focar no amor do Pai que sempre está de braços abertos para receber o filho, firmando a base para que entendam melhor sobre a graça.

O professor também poderá mostrar um pouco da consequência do pecado, de uma vida longe do Pai e a importância de permanecer com o Ele.

Parábola do bom samaritano

A parábola do bom samaritano está em Lucas 10. Ela começa quando um mestre da lei pergunta o que era necessário para a herdar a vida eterna e Jesus responde com uma pergunta: “O que diz a lei?”. O mestre então responde: “Amar a Deus e ao próximo”. Jesus diz que é só fazer isso e o mestre da lei então pergunta: “Quem é o próximo?”.

Cristo então conta a história de um homem que estava viajando, é assaltado e fica sem roupa quase morto no meio do caminho. O sacerdote e o levita passam longe dele, até que vem um samaritano, cuida dele, leva ele para um hotel e deixa tudo pago.

Jesus então pergunta: “Quem foi o próximo deste homem?”, e o mestre da lei responde: “Aquele que agiu de misericórdia com ele”. Por fim, Jesus afirma: “Vai e faz da mesma maneira”.

Ensinamentos da parábola

Algo interessante sobre essa parábola é que os samaritanos eram odiados pelos judeus na época. Chamar um judeu de samaritano era um xingamento. Outro ponto que deve ser levado em consideração é que, na lei judaica, tocar em um morto era contaminação na certa.

Quando o sacerdote e o levita passam longe do homem, eles estavam se guardando para não se contaminarem. Um dos ensinamentos da parábola é mostrar que, muitas vezes, pessoas eram deixadas quase mortas por conta de uma religiosidade hipócrita.

O que as crianças podem aprender?

Ok, esta lição pode ser um pouco pesada para falar com os pequenos. Mas, você poderá focar na questão de cuidar do próximo e ser bonzinho com o coleguinha! Afinal, o foco da história é exatamente o amor ao próximo, e a importância da comunhão.

Parábola do servo perdoado

A última parábola tratada aqui está em Mateus 18, a partir do versículo 21. Pedro pergunta para Jesus sobre o perdão e Jesus responde que deve perdoar 70 vezes 7 e então começa a contar uma história.

A história que Jesus conta é de um homem que devia uma fortuna a um senhor e foi perdoado. Mas, ao sair, esse homem que foi perdoado encontra outro que lhe devia um pouco de dinheiro e ele age com ignorância e não perdoa a dívida.

O senhor que havia perdoado a dívida ouve isso, fica indignado e manda prender ele dizendo: “Eu não te perdoei? Você deveria ter perdoado também!”. O homem que não liberou perdão é preso.

Adultos e crianças podem aprender com essa lição

A lição dessa parábola é bem simples: a importância do perdão. Algo que pode ser ensinado tanto para as crianças, como para os adultos, é que devemos perdoar a todos.

Essa é uma lição que aparece diversas vezes. Até mesmo na oração modelo vemos a frase “perdoa as nossas dívidas assim como perdoamos os nossos devedores” (Mateus 6:12).

ANÚNCIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here