Namoro que agrada a Deus: veja 3 perguntas a ser feitas

Ninguém gosta de solidão, mas escolhi te esperar…” já ouviu essa música da Marcela Taís? Tem umas músicas que dão até vontade de se apaixonar, não é verdade? Mas, na hora de começar um namoro, é importante estar alinhado aos planos do Senhor.

É aquela velha frase clichê: “Deus não une pessoas, une propósitos” e um relacionamento pode servir como asas, te levando e impulsionando para alcançar lugares altos. Mas, também pode ser como uma âncora, te parando e te deixando estagnado.

Mas, como saber se o relacionamento está alinhado aos planos de Deus? Você já se perguntou isso? Ou, talvez, tenha algum pretendente na Igreja e esteja pensando em se aproximar, quem sabe, começar a orar com essa pessoa?

Namoro
Foto: (reprodução/internet)

Mas, como saber se está indo no caminho certo? Com um namoro centrado e firmado na vontade do Pai?

Relacionamento com Deus x relacionamento amoroso

Independente se você está na fase da paquera ou se já estão juntos, essa é uma pessoa que te afasta ou te aproxima de Deus? Com ela, você se sente mais motivado a ler a Bíblia, ou sua leitura diminui quando está com essa pessoa?

ANÚNCIO

Sim, é algo clichê e que você já deve ter ouvido uma mil vezes. Mas, isso não muda o fato de que um relacionamento nos planos de Deus irá te aproximar dEle, vai te incentivar a ter mais intimidade e comunhão com o Pai.

Você acha que Deus colocaria alguém na sua vida para te afastar dEle? Romanos 12 diz que a vontade do Senhor é boa, perfeita e agradável! Então, se a pessoa só te afasta dEle, esteja com os dois olhos abertos.

Nossos planos estão alinhados?

Sabe a frase que foi comentada lá na introdução? Que Deus une propósitos? Então, um ponto de extrema importância, que precisa ser abordado antes mesmo do relacionamento começar ou, se já começou, deve ser muito bem conversado e alinhado, é o propósito dos dois.

Antes de conhecer o outro, conheça a si mesmo

Contudo, antes de ver se vocês possuem um propósito alinhado, você sabe qual é o seu propósito? O que te move, quais são os seus sonhos? O que você quer fazer daqui a 10 anos? O que está fazendo para viver esse sonho? São perguntas que você precisa se fazer.

Pode ser que você nunca tenha pensado nisso. Afinal, vivemos em uma geração imediatista e, se esse for seu caso, você pode aproveitar esse tempo de quarentena para se descobrir e se analizar. Quais são seus dons? Como eles te ajudarão a alcançar os sonhos que o Senhor te deu?

Conhecendo o outro

Quando você souber exatamente onde quer estar daqui a 10 anos, procure alguém com um pensamento igual. Jesus diz que uma casa dividida não resiste. Por exemplo, se você tem o sonho de fazer missões na Inglaterra, poderia ter muitos problemas com uma pessoa que sonha em ser concursada e estabelecer raízes profundas no Brasil.

Então, procure estar cercado de pessoas que acreditam em você e que te incentivam, especialmente se tratando de um relacionamento amoroso. Busque uma pessoa que caminhe na mesma direção, com mesmo propósito e intensidade que você.

Como essa pessoa é com a família?

Outro ponto que precisa ser muito bem analisado antes, é o comportamento do outro com sua família. Claro que há exceções, mas, em geral ele irá te tratar da mesma forma como trata a mãe, assim como ela irá te tratar da mesma forma que trata o pai.

Citando outro ditado antigo: “bom filho, bom esposo, bom pai”. Então, procure estar atento a esses detalhes e, aquilo que você identificar que acredita que poderá ser um problema, converse!

O diálogo é uma das coisas mais importantes para manter o relacionamento saudável. Procure ter confrontos saudáveis, sempre com respeito e buscando compreender o outro. Tem alguns livros que podem ajudar bastante nesse assunto.

E o mais importante…

Claro, antes de começar um relacionamento, não esqueça do mais importante, que é estar em constante oração e ouvidos abertos para o que o Senhor está dizendo. Esteja de coração bem aberto caso a resposta seja negativa.

Os planos dEle são maiores, melhores e mais altos que os seus (Isaías 55). Pode ser que esse relacionamento realmente seja da vontade dEle, mas, existe uma possibilidade de que não ser. Esteja atento.

ANÚNCIO