Esperança em meio a uma enfermidade

Estamos vivendo tempos complicados. Para todo lado que olhamos, vemos notícias que tentam minar nossa fé, de forma que, manter a esperança em meio às tempestades nunca foi tão difícil como nessas últimas semanas.

Mas, nesse momento, é hora de fazer como Jeremias fala em Lamentações 3: trazer à memória aquilo que dá esperança! Fé é a certeza daquilo que não vemos, e nunca foi tão necessário ter isso como atualmente, uma época em que não vemos saída e só o que enxergamos é o caos.

A fé vem pelo ouvir, quando ouvimos a palavra de Deus, temos fé em quem Ele é e no que Ele faz em nós e através de nós! Se ouvirmos o que o mundo diz, a nossa crença estará firmada sobre o que o mundo vive.

Foto: (reprodução/internet)

Nesses dias de quarentena, utilize esse tempo para conhecer mais de quem Ele é, o que Ele faz! Busque ouvir o que Ele diz, esteja focado em quem Ele é!

Esperança ao esquecido

Em João 5, a Bíblia conta a história de um homem que estava esperando um milagre há 38 anos. A palavra diz que, de tempos em tempos, um anjo mexia nas águas e o primeiro a tocar nelas era curado.

ANÚNCIO

Em meio à esse ambiente, onde milagres aconteciam constantemente, tinha um homem esperando a sua hora de viver o sobrenatural. Até que Jesus chega e pergunta se ele queria ser curado, e ele responde que ninguém o ajudava quando as águas mexiam.

Jesus então diz para que ele tomasse seu leito e andasse. No mesmo momento, aquele homem é curado, levanta-se e anda!

Lições dessa passagem

Nessa passagem vemos um homem que estava, de certa forma, acostumado a ver milagres em pessoas próximas a ele, mas ele mesmo não recebia o milagre. Isso acontece muito com a gente. Muitas vezes, vemos sinais acontecendo às pessoas ao nosso redor, mas sentimos que a nossa hora nunca chegará.

Entretanto, Jesus chega e, como sempre foi por onde Ele passou, o milagre aconteceu! Isso mostra que, independente de quanto tempo estamos passando por uma situação adversa, Ele tem o poder para mudar nossa situação e trazer cura para o incurável.

Pode ser que a esperança não esteja mais visível, mas não importa o tempo em que essa enfermidade existe, não importa o quão difícil seja a cura, em Cristo há o sobrenatural!

Esperança ao desprezado

Em Marcos 10 vemos a história de outro homem que era desprezado pela sociedade que ele vivia. O nome dele era Bartimeu. Ele viva mendigando, até que um dia Bartimeu ouve que Cristo estava passando e, então, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim!”.

Nesse momento, quando ele começa a gritar, as pessoas começam a desprezá-lo dizendo (parafraseando) “hey, cala a boca, fica quieto, pare de atrapalhar o mestre!”. No entanto, quanto mais as pessoas falavam isso, mais alto ele gritava.

Jesus então para, chama Bartimeu e pergunta pra ele: “o que você quer?”. Então, Bartimeu diz: “que eu volte a ver”, e Jesus responde: “vai, a tua fé te salvou (sṓzō)” e naquele momento o cego voltou a enxergar e começou a seguir Jesus pelo caminho.

Lições de Bartimeu

Algo interessante sobre Bartimeu é que ele diz: “Mestre, que eu volte a ver”. Isso traz a ideia de que ele enxergava e, por algum motivo que a Bíblia não relata, ele perdeu a visão. E quando ele soube que Cristo estava ali, teve esperança e começou a clamar.

Enquanto ele estava clamando, as pessoas começaram a mandar ele ficar quieto, calar-se. Assim como, muitas vezes, em meio ao nosso clamor as pessoas ao redor apenas falam para ficarmos quietos, pessoas que tentam acabar com nossa fé, com nossa esperança.

Bartimeu não permitiu que essas vozes roubassem a esperança dele, ele sabia quem Cristo era e que Ele poderia curar sua enfermidade! Não permita que as vozes do mundo parem o seu clamor ou que roubem a sua fé, Ele pode te curar sim.

Cristo veio para trazer cura

Em Lucas 09:56 vemos Jesus dizendo que o filho do homem não veio para destruir as almas, mas para salvá-las. A palavra usada para esse salvar, no original é σώζω sṓzō. Ou seja, Jesus diz que ele veio para trazer sṓzō.

Sṓzō é uma palavra que significa salvação, mas, não apenas isso. Ela possui três significados que são: salvação, libertação e cura.

Ou seja, Cristo veio para trazer cura! Em Mateus 9 vemos a história da mulher com o fluxo de sangue, ao ser curada. Em determinado momento Jesus diz para que ela tivesse bom ânimo, porque a fé havia salvado (sṓzō) ela. A bíblia diz que nessa hora ela fica curada (sṓzō).

Conclusão

Muitas vezes nos sentimos abandonados, esquecidos e todos à nossa volta dizem que não tem mais jeito. Muitas são as situações que tentam nos parar e acabar com nossa esperança, guardar a fé nem sempre é tão fácil.

Mas, traga a memória aquilo que nos traz esperanças! Independente das circunstâncias, creia nEle! Isaias 53 diz que Jesus já levou sobre si as nossas enfermidades! “O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã”.

Em Mateus 6 Jesus nos ensina a orar “venha a nós o vosso Reino”, no Reino não há enfermidades. Não duvide da cura, ele quer e pode te curar, não perca a esperança. Não permita que o medo guie a sua vida, seja guiado pelo que a Bíblia diz.

Aqui tem um livro que você pode gostar para aprender mais sobre o tema.

ANÚNCIO