Humildade: o que a bíblia diz sobre

O que você pensa sobre humildade? Quando alguém chega para você e diz “fulano é muito humilde”, qual é a imagem que vem à sua cabeça? A de uma pessoa com poucos recursos financeiros, uma pessoa que não se cuida? Enfim, qual seu pensamento sobre o assunto?

E o que a Bíblia diz sobre o assunto? Oséias 6:4 diz que o povo perece por falta de conhecimento. Também, diz que Deus concede graça aos humildes (Tiago 4:6) mas que o orgulho precede a queda (Provérbios 16:18).

Será que a falta de conhecimento sobre humildade não tem derrubado muitas pessoas? Tiago diz que oramos e não recebemos por pedirmos mal, por pedirmos para as nossas próprias vontades (Tiago 4:3). Será que não são duas coisas relacionadas?

humildade
Foto: (reprodução/internet)

Vamos nos aprofundar um pouco mais sobre esse assunto? E, se ver algo que não concorda, ou que não entende, que a Bíblia seja sempre a sua bússola e não o que falam sobre ela.

Humildade: a característica de reis

A Bíblia relata diversos reis, mas, tem aqueles que se destacaram e que são lembrados constantemente em pregações e em devocionais. Como é o caso de Davi e Salomão, pai e filho, um segundo o coração de Deus e o outro o homem mais sábio!

ANÚNCIO

Por diversas vezes, vemos na história de Davi atitudes que mostram a sua humildade, sua sinceridade e sua transparência. Não é atoa que, em Salmos 147, ele reconhece que Deus eleva os humildes, mas que abate os soberbos.

Salomão, ao reconhecer sua incapacidade de reinar pede sabedoria ao Senhor, para que possa ser sábio em seus julgamentos e governar bem o povo do Senhor (1 Reis 3). Quem sabe, o versículo onde ele escreveu que o temor ao Senhor é o princípio da sabedoria não seja uma consequência desse entendimento?

Jesus: o maior exemplo de humildade

Claro, o maior exemplo de humildade que podemos encontrar na Bíblia. Na verdade, não apenas de humildade, mas todas as nossas condutas devem ser pautadas e seguindo o modelo de Cristo!

Filipenses 2 diz para que tenhamos a mesma atitude de Cristo, que embora sendo Deus, veio como servo, esvaziando-se de sua glória, sendo obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso, citando Gilberto Araújo (fundador e líder do movimento “Fire Universitário”):

O criador da camada de ozônio abriu mão de voar nas asas dos serafins para se machucar como os homens, sendo um herói da dignidade humana sem exigir a imunidade à dores, exercendo o mais nobre dos dons do criacionismo: ser homem”.

Alguns outros textos que abordam o tema

Paulo, por fim, dá uma ideia sobre a humildade em Romanos 12. Ao dizer que não se deve pensar ao seu próprio respeito mais do que convém mas com moderação. Este pensamento pode ser visto também em Provérbios 27:02, onde diz que se deve ser elogiado por outro, não por sua própria boca.

Jesus diz que para ser o maior no Reino dos Céus, deveria se tornar humilde como uma criança. Aliás, nas diversas vezes que Jesus falou sobre ser como criança, Ele não se referia a ser infantil. Esteja sempre buscando amadurecer ainda mais na fé!

Conclusão

Ok, no fim de tudo, o que significa ser humilde então? Em Provérbios 11:02 que diz: “Em vindo a soberba, virá também a afronta; mas com os humildes está a sabedoria”, a palavra no hebraico utilizada nesse texto para sabedoria é tsânaʻ (צָנַע).

Tsâna’ significa, basicamente modesto e humilde. Agora, em Provérbios 29:23, também fala de humildade, mas a palavra usada dessa vez é shaphal (שָׁפָל) que também significa humilde. E no dicionário? Significa aquele que manifesta submissão, que reconhece as suas limitações”.

Por fim, ser humilde é não pensar sobre si mais do que você. Como Paulo diz em Romanos, é não se enxergar como sendo maior que o outro, mas estar disposto a servir, como vemos no exemplo da vida de Cristo. E qual a recompensa disso? Jesus responde ao dizer que aquele que fosse humilde, herdaria o Reino!

ANÚNCIO