4 aplicativos para ajudar a preparar suas pregações

Os aplicativos chegaram facilitando nossa vida na hora de pedir comida, na hora de conversar com quem está longe, se você quiser discipular alguém de outro estado, com um aplicativo de chamada de vídeo vai ser bem mais fácil, até pelo whatsapp dá para fazer isso.

Bem, na hora de preparar a pregação não é diferente, você pode baixar alguns aplicativos que irão te ajudar bastante, afinal, preparar sermões diferentes toda semana nem sempre é algo tão simples e fácil, concorda? Seja para a igreja, ou até mesmo para um culto doméstico.

De fato, a tecnologia tem alterado muito nossa forma de viver, a forma de nos relacionarmos, estudo, enfim, praticamente todas as áreas de nossas vidas sofreu alguma influência das tecnologias e das inovações que se tornam mais repentinas e mais intensas a cada ano.

4 aplicativos para ajudar a preparar suas pregações
Reprodução/internet

Mas, voltando às pregações, quer saber qual aplicativo pode te ajudar bastante na hora de começar a planejar e a escrever?

Blue Letter Bible, para quem tem uma noção de inglês

Um aplicativo muito bom, com umas funcionalidades bem legais é o Blue Letter Bible, que pode ser usado tanto pelo aplicativo (que está disponível para iOS e para Android), como pelo site e, independente de qual forma você optar, ele será completamente gratuito.

ANÚNCIO

Há alguns recursos que podem ser comprados, mas ele em sua versão gratuita já ajuda muito, e pagar não é um pré requisito para utilizar ele. Só há um pequeno detalhe que é importante salientar, ele ainda não possui uma versão em português.

Pois é, caso você não tenha uma base de inglês, dá para usar o próprio recurso da Google, o translate, onde você pode colocar o texto e ele vai te mostrar a tradução. Para usar essa ferramenta da Google, usar pelo computador pode ser mais prático para você

Funcionalidades do aplicativo

Ok, mas, por que você usaria um aplicativo em inglês e teria toda essa dificuldade? Uma função muito legal dele é que você pode selecionar um versículo, clicar na função “interlinear” e, então, verá o termo que aparece no original, palavra por palavra.

E, quando você clicar no original de uma palavra, o aplicativo vai te mostrar os significados possíveis para aquela palavra e em quais outros textos ela é usada e como é traduzida em outros textos.

Por exemplo, em Mateus 9:22, Jesus diz para a mulher com fluxo de sangue ter bom ânimo, por que a fé havia salvado ela, e a bíblia diz que ela logo ficou curada. A palavra usada tanto para o salvo, como para curada, é a mesma, “sozo”, uma curiosidade que pode dar uns insights bem legais para as pregações.

Bible Olive

Outro aplicativo de bíblia que pode te ajudar, e nesse você pode baixar versões da bíblia em português, embora muitos recursos também estejam em inglês. A plataforma é mais fácil para usar mesmo sem entender inglês e sem usar o translate é o Bible Olive Tree.

Na parte de baixo, é possível abrir uma central de estudos, onde é possível ver o paralelo com outras traduções e um recurso bem legal é um de textos relacionados. Sabe quando Paulo fala em Efésios que somos salvos pela graça, e não por obras? Ele vai mostrar textos relacionados.

Assim como o Blue Letter Bible, o Bible Olive é gratuito, mas, com alguns recursos adicionais que você pode comprar pagando. Alguns desses recursos, são versões em português dos estudos, que, você pode optar por comprar.

Fontes de inspiração para as pregações

Além desses, existem alguns outros aplicativos que você pode usar para estudos, sendo uma fonte de inspiração que podem ajudar bastante a pensar em temas e agregar conhecimento, o que sempre é importante, afinal, o povo perece por falta de conhecimento (Oséias 4)

Spotify

Além de músicas, uma coisa que pode te ajudar muito com as pregações são os podcast do spotify, até mesmo o áudio da bíblia você vai encontrar. Olha só que coisa boa, você pode ficar escutando a bíblia enquanto está no engarrafamento.

Você vai encontrar o áudio de diversos outros livros que podem trazer um pouco de inspiração e mais conhecimento, além de sermões de alguns pastores, como do Teófilo Hayashe, Luciano Subirá, Gustavo Paiva e alguns outros.

Sem contar que você pode criar uma playlist para seus momentos de devocionais, para escutar enquanto estuda a palavra, enfim, esse é um aplicativo que pode te ajudar de mutias formas distintas.

Kindle

Quando se fala de livro digital, não falar do Kindle é praticamente impossível, não é verdade? Além do e-reader, com o aplicativo da Amazon você vai encontrar a versão digital de muitos livros e, uma das partes mais legais, o preço tende a ser bem menor que da versão física.

Além de um preço mais reduzido nos livros, fazer uma anotação e/ou marcação em uma parte do livro é muito fácil, sem contar que há algumas “pré marcações”, isso é, aqueles trechos que os leitores mais marcam no livro, ficará sublinhado para você.

Ah, e ele é totalmente integrado, então o que você fizer enquanto estiver lendo no computador, vai estar no seu celular e, se você tiver o e-reader kindle, nele também ficará marcado. E você ainda pode criar um bloco de notas.

ANÚNCIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here