Conheça o app do Cadastro Único e veja como se inscrever

O Governo tem vários projetos sociais que vem beneficiando à população. Por mais que nem todas as pessoas conheçam, muitos só tem o direito à alimentação e moradia por conta de alguns desses benefícios.

Sabemos que ainda assim a desigualdade em nosso país é muito grande, mas se o conhecimento estivesse chegando a mais pessoas, talvez isso pudesse mudar um pouco. A maioria desses projetos são para dar uma condição mínima para as famílias. Porém, é levado em consideração que alguém da família estará trabalhando para gerar mais renda.

Para fazer parte desses projetos, é necessários estar cadastrado no CadÚnico do Governo. E para facilitar ainda mais, eles lançaram um aplicativo bem mais simples de compreender e atualizar os cadastros. A ideia é que não exista mais a necessidade de enfrentar filas ou precisar sair de casa para resolver essas situações.

cadastro único
Foto: (reprodução/internet)

E hoje nós iremos falar um pouco mais sobre o aplicativo do Cadastro Único. Entenda neste artigo como é fácil usar e se cadastrar.

O Cadastro Único

O Cadastro Único, chamado de CadÚnico, é um banco de dados onde guarda todas as informações das famílias que se cadastram declarando pobreza ou extrema pobreza. Ele foi criado para facilitar a distribuição de alguns projetos para que todas as famílias tivessem acesso às políticas públicas.

ANÚNCIO

Normalmente, as pessoas que trabalham neste órgão fazem visitas às comunidades mais carentes colhendo os dados das famílias. Se eles estiverem em estado de pobreza, os dados já serão recolhidos e ficarão cadastrado automaticamente.

Com o CadÚnico, ficou mais fácil saber quais são as famílias que precisam de auxílio. Lógico que ainda é responsabilidade das pessoas se cadastrarem nos programas sociais. Essa plataforma irá funcionar como uma identidade familiar e será super necessária para provar sua inscrição em muitos programas sociais, como por exemplo o Bolsa Família.

Como se inscrever?

Primeiramente, precisamos falar sobre quais são as famílias que se encaixam na situação de pobreza. Os requisitos são:

  • A família que ganhar até meio salário mínimo, por pessoa;
  • E o total de renda da casa pode ser de no máximo 3 salários mínimos.

Bom, como falamos anteriormente, o Governo costuma fazer as visitas para colher os dados. Mas calma, se você não recebeu a visita e se encontra em situação de pobreza, é possível realizar seu cadastro em algum CRAS – Centro de Referência em Assistência Social da sua região.

Lembrando que uma pessoa só pode cadastrar toda a família, desde seja maior de 16 anos, more com a família e esteja com os documentos de todos os familiares. Para saber quais documentos serão necessários, você pode acessar o site da Caixa e entender um pouco mais.

O app do Cadastro Único

O aplicativo foi criado para que as pessoas tivessem acesso aos seus dados cadastrados no CadÚnico. Dessa maneira, ficou bem mais fácil saber se estão atualizados ou se será necessário procurar o CRAS para fazer uma atualização. Ainda vem com uma parte voltada para o cidadão conhecer um pouco de todos os programas sociais.

Além disso, o app mostra um localizador de instituições que podem fazer o cadastro das famílias e também dá para saber as pessoas que estão como integrantes da família. E ainda emitir um comprovante de cadastro, para apresentar no caso dos programas sociais que exigem.

cadastro único
Foto: (reprodução/internet)

Para baixar é bem simples, basta pesquisar por “Meu CadÚnico” em sua loja de aplicativos. O app é gratuito e qualquer um pode ter em seu celular, seja ele iOS ou Android.

ANÚNCIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here