Como pintar parede com textura – Assista um vídeo com o passo a passo

Está interessado em aplicar textura na parede? Para economizar e garantir o melhor resultado existem dicas práticas para uma textura de qualidade. Existem vários tipo de texturas e formas de aplicação.

A técnica é famosa no Brasil desde os anos 90 e até hoje é utilizada. Não precisa entender muito de tintas e técnicas para conseguir perceber que pintar parede com textura deixa qualquer ambiente mais bonito.

A decoração de casas e até móveis e objetos ganham vida de forma muito simples. Neste artigo separamos em um vídeo do passo a passo rápido do jeito mais fácil e bonito de pintar. Entre eles, veja quais são as opções de massa de textura e técnicas para você fazer em casa.

parede com textura
Fonte: (Reprodução/Internet)

Saiba como pintar parede com textura de um jeito fácil.

Como fazer textura na parede

Uma das técnicas de pinturas mais clássicas é a textura de parede. Utilizada na Europa, chegou no Brasil ainda nos anos 90 com mão de obra muita cara até o brasileiro dar aquele jeitinho. Hoje não só é muito mais barato, como mais fácil fazer.

ANÚNCIO

Com os equipamentos certos, paciência e criatividade você consegue fazer textura sozinho que ficarão incríveis na sua casa. A textura é caracterizada por dar as paredes o relevo que pinturas comuns não dão.

São diversos tipos de relevo e formas diferentes de fazer textura. Cada uma delas possui métodos distintos de aplicação e materiais diferentes também. Se você ainda não escolheu sua textura conheça os principais tipos.

Tipos de textura parede interna e externa

Para aplicar dentro e fora de cara, existem vários tipos diferentes de técnicas. A parede com textura pode conter grãos e desenhos diferentes dependendo do efeito escolhido. Confira os seis principais tipo de textura.

  • Grafiato
  • Chapiscado
  • Espatulado
  • Ranhura
  • Quadriculada
  • Riscado

O grafiato é o modelo mais popular e amado de textura. Ele possui os “grãozinhos” de quartzo e cristais que todo mundo ama passar a mão depois de pronto. Para fazer grafiato na parede você usa a massa própria do grafiato, um rolo e uma desempenadeira. Confira o passo a passo.

Uma textura de parede para a sala muito utilizada é a textura do modelo riscado. Para fazer ele você pode utilizar a massa espacial com o auxílio de uma vassoura que irá garantir riscos modernos como forma de decoração que podem ter qualquer cor.

Como fazer textura rústica, materiais

O modelo de textura rústica é uma tendência atualmente. Feitas com argamassas ou com tintas próprias. O diferencial é que ela utiliza um aplicador especial. Confira os materiais necessários.

– Tinta acrílica

– Misturador de texturas

– Rolo textura extra rústica

Como aplicar textura, assista o vídeo

Nesse tutorial, você aplica a tinta acrílica no fundo e usa o misturador para garantir que a textura fique totalmente homogênea. Mas, você pode utilizar o famoso cabo de vassoura que depois de alguns minutos a massa vai estar pronta..

Para garantir um acabamento profissional, você deve utilizar o pincel adequado para o feito rústico. Diferentemente do grafiato, o rústico não necessita de espátulas  desempenadeiras.

Depois de pintada, se a massa não tiver cor, você pode pintar a textura com qualquer tom. O efeito vai garantir uma base que pode ser reaproveitado e pintada quantas vezes quiser. A durabilidade e resistência a mofo é uma das maiores vantagens da textura.

Aplicador de textura rústica

O rolo de textura rústica é o que dá o efeito e diferencia as pintura comuns da textura. Nesse tutorial, o rolo utilizado foi o da marca Atlas que custa no Magazine Luiza cerca de 32 reais.

Atualmente, no mercado não existem tantas opções, mas assim como o rolo de textura rústica existem opções para fazer desenhos na parede, coqueiros, estrelas e outros. Outra opção de aplicadores são os rolos de espuma que fazem uma textura fina.

Como aplicar textura em parede pintada

No caso da aplicação de textura em parede já pintada é preciso se certificar que a parede está limpa e lisa. Não tem problema aplicar o material em cima de outra cor, o perigoso é que a cobertura deixe escapar partes da tintura de baixo.

Para evitar isso, é indicado aplicar uma camada de uma tinta da mesma cor da textura antes de aplicar. Essa dica vai garantir que a transição da cores com qualidade. Portanto escolha uma cor do mesmo tom ou de tom aproximado a massa da textura e aproveite essa opção para uma casa renovada.

ANÚNCIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here